Consumo consciente: faça a sua parte!

Uma forma eficiente de garantir que o produto que você está prestes a comprar foi fabricado de forma sustentável é verificar se ele possui algum certificado. No caso específico do papel, as certificações garantem que regras de sustentabilidade foram mantidas em todo o processo de produção. Isso significa que foram respeitados aspectos ambientais, sociais e econômicos, e que foi cumprida toda a legislação do país de origem do produto.

O selo é concedido após uma rigorosa certificação do órgão emissor, e o primeiro organismo florestal criado para tal fim foi o Forest Stewardship Council (FSC ), em 1993. Posteriormente, foi fundado o Programa Brasileiro de Certiificação Florestal (Cerflor). Ambos são válidos no Brasil e, mundialmente, também existe o modelo norte-americano Sustainable Forestry Initiative (SFI) e o selo europeu Ecolabel.

Quando um produto é certificado, ele exibe um selo em sua embalagem. Dessa forma, é mais fácil para o consumidor escolher uma empresa que opte efetivamente pela sustentabilidade em todos os seus processos de fabricação.