Curto Papel

Israel Checozi | Professor de desenho

Vencedor do primeiro lugar do Concurso Cultural de Ilustração do Adoro Papel, Israel Checozi, 36 anos, é um apaixonado por desenho. O interesse pela arte surgiu aos cinco anos, quando passou a pedir lápis e papel nos aniversários. Desde então, esses materiais o acompanham todos os dias, nas madrugadas – quando mais gosta de desenhar – ou nas salas de aula.

Israel é professor de arte, trabalha em parceria com o estado do Paraná, ensinando técnicas de desenho e leituras de imagens a adolescentes. O que mais o inspira a desenhar são as pessoas, a figura humana. “Para deixar as minhas pinturas o mais realista possível, tento capturar a personalidade, o brilho nos olhos”, explica.

Apesar de nunca ter tentado comercializar o seu trabalho, Israel já é conhecido por seus desenhos. A ilustração vencedora do Concurso Cultural, feita em 2012, foi inspirada em uma fotografia que retratava crianças de uma comunidade de sua cidade, União da Vitória. O artista conta que as cenas cotidianas o inspiram a desenhar.

“O pessoal gostou bastante. Uma amiga minha, que está produzindo um livro de artes e havia me oferecido três páginas, me parabenizou pela vitória e dobrou minha participação na publicação. Meu trabalho nunca foi tão comentado no Facebook”, comemora.