O que são fomento e parceria florestais?

A gente já contou aqui que a indústria de papel e celulose gera 115 mil empregos diretos e 575 empregos indiretos. Uma das ações mais comuns nessa área são as parcerias e fomentos florestais, que beneficiam pequenos proprietários de terras.

O fomento florestal fornece ao proprietário as ferramentas para o cultivo de eucalipto, após uma avaliação da companhia interessada. São fornecidas as mudas e suporte técnico do plantio até a colheita. O proprietário da área arca com custos referentes ao insumo, operações de implantação e manutenção. Quando a madeira estiver pronta para ser colhida, aproximadamente sete anos após o plantio, a empresa tem preferência na compra, que será realizada com base no preço praticado pelo mercado no momento.

Já na parceria florestal, a implantação e a manutenção do cultivo do eucalipto são de responsabilidade da empresa, que arca com todos os custos e coordena a mão-de-obra empregada. A madeira é dividida entre a empresa e o proprietário das terras, com porcentagem a ser definida na assinatura do contrato. Em ambos os casos as mais rígidas normas de sustentabilidade são cumpridas.