Fábrica do Saber é biblioteca modelo no RS

No início, o projeto da Biblioteca Fábrica do Saber, localizada na cidade de Novo Hamburgo, no Rio de Grande do Sul, não era tão ambiciosa. Mas nas mãos da professora Milena Barazzetti, o espaço foi revitalizado e hoje é considerado um modelo para promover encontros de contação de histórias, além do tradicional serviço de empréstimos de livros.

A comunidade local ainda tem acesso à internet e as escolas da região se beneficiam de um sistema de “malas literárias”, que circulam com cerca de 30 livros e levam novos títulos aos leitores mirins. Por meio dessas e outras iniciativas realizadas pela Fábrica do Saber, a professora Barazzetti procura incentivar a leitura mesmo sem ter acesso a livros fornecidos pelo MEC, uma vez que o projeto não é vinculado a nenhuma instituição escolar. Muitos títulos foram doados por editoras, que descobriram o trabalho da biblioteca através de seu blog oficial.

Clique aqui para saber mais sobre o trabalho da Fábrica do Saber!

Correção: a Fábrica do Saber não é escolar, é comunitária, mas é vinculada à Secretaria Municipal de Educação e administrada pela EMEF Nilo Peçanha.

Fonte: Bibliotecas do Brasil