Sustentabilidade sem complicações

Hoje em dia a informação está a um clique de distância, mas será que as crianças entendem o que é sustentabilidade? O conceito não é dos mais simples de explicar, mas a missão pode se tornar mais fácil. Abaixo, veja dicas de como desmitificar o que parece ser um bicho de sete cabeças para seus filhos, sobrinhos ou alunos.

A etapas da vida de uma planta pode ser um ótimo começo. Entender como esse processo funciona faz com que a criança tenha consciência de que tudo na natureza faz parte de um ciclo.

Deixe claro que para garantir a sustentabilidade é preciso que haja harmonia entre diversos fatores que estão sempre interligados. Uma boa ideia é escolher alguns filmes e desenhos que tratam do assunto de forma simples e mostram os benefícios da preservação ambiental.

Estimule a reciclagem com práticas divertidas. O simples ato de separar folhas de papel, embalagens de plástico e alumínio pode ser mais divertido para a criança do que parece. Tente lançar um desafio a cada dia, deixando que ela mesma jogue no lixo reciclável o material descartado.

Ensine algumas atividades que possam ajudar a criança a entender que desperdício não é uma  prática legal. Ofereça uma recompensa se eles  tomarem um banho mais curto e ensine que luz acesa só vale se tiver alguém no cômodo!