Exposição para quem ama papel

A partir de hoje (8) a Casa das Rosas, em São Paulo, recebe a exposição Adoro Papel, que reúne sete obras do artista Carlos Meira, referência em esculturas e quadros tridimensionais no Brasil.

O nome da mostra não é mera coincidência. Além do evento contar apenas com obras feitas de papel, ele destaca a importância do produto em nossas vidas e iniciativas sustentáveis. Até o dia 13, a exposição vai receber estudantes, curiosos, além de profissionais da International Paper, empresa que realiza o evento.

Na abertura, que conferimos hoje, foi impossível não se impressionar com a quantidade de detalhes dos trabalhos de Carlos Meira. O artista carioca usou o papel Chambril 140 e 240, variações da marca, para criar esculturas e quadros tridimensionais que traduzem, por meio da arte, os compromissos sociais e ambientais da empresa realizadora. Um exuberante casal de araras azuis enche os olhos dos visitantes logo no início da exposição. A espécie simboliza a fauna do estado de Mato Grosso do Sul, onde a IP tem uma de suas fábricas.

Mais adiante, encontramos os quadros que traduzem a relação entre a sustentabilidade e a produção de papel. As obras RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural) e Mosaico Florestal, nas quais o artista retratou as áreas de preservação ambiental cultivadas pela empresa, são bons exemplos disso.

Já os quadros Social e Educação ilustram o compromisso da IP com programas de capacitação e aprendizado. Presença da International Paper no Mundo, um mapa múndi em alto relevo, mostra o reconhecimento global da empresa por seus papéis. A Orsa, braço produtor de embalagens da empresa, também foi simbolizada na obra Embalagem. Aliás, todos os suportes das obras são feitos de papelão. Ou seja, tudo foi pensado para quem não se cansa de se surpreender com as possibilidades oferecidas pelo papel.

Até o dia 13, a exposição ainda estará aberta ao público na Casa das Rosas. Em seguida, ela passará por outras 9 cidades nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Amazonas.  Não deixe de conferir! 😉