Jane Austen: coisas que você não sabia sobre a escritora

Há exatos 238 anos, nascia Jane Austen, uma das escritoras mais famosas do mundo, autora de clássicos como Orgulho e Preconceito, Persuasão, Razão e Sensibilidade e Emma. Conhecida por seu estilo irônico e detalhista, ela é constantemente comparada a Shakespeare e também serve como objeto de estudo para quem tem curiosidade de entender como a Inglaterra do século 18 funcionava.

  • As obras de Jane têm fãs no mundo todo, o que inspirou o filme O Clube de Leitura de Jane Austen. O longa popularizou a famosa a pergunta: “O que Jane faria?”, comum entre os fãs da escritora, que imaginam o que ela diria em certas situações da vida.
  • Jane era a sétima filha do casal George Austen e Cassandra Leigh. Ela escreveu seu primeiro romance aos 19 anos, chamado Lady Susan.
  • As histórias da escritória são conhecidas por pouco contato físico entre os personagens. Existem apenas 14 beijos nos romances da autora, incluindo beijos na bochecha, nas mãos, na boca e até em uma mecha de cabelo.
  • A primeira vez que a palavra “baseball” apareceu na literatura foi em um romance de Jane Austen, escrito em 1798, entitulado Northanger Abbey, que só foi pulicado depois de sua morte. O termo “dinner party” (jantar festivo, em português), popular na Inglaterra, também foi lido pela primeira vez em Mansfield Park, mais precisamente no capítulo 41.
  • Em 1802, aos 27 anos, Jane aceitou um pedido de casamento de Harris Bigg-Wither, irmão de amigos seus. Mas depois de pensar noites a fio sobre o que havia feito, voltou atrás e nunca casou, assim como sua irmã Cassandra.

Você também é fã dos livros de Austen?

Fonte: Express