Inscrições abertas para o Prêmio Off Flip

A 9ª edição do Prêmio Off Flip de Literatura está com inscrições abertas para contistas, poetas e autores de literatura infanto-juvenil. Podem se candidatar pessoas que vivem no Brasil, brasileiros que moram no exterior ou escritores de países lusófonos. A premiação acontece no dia 2 de agosto, no SESC Paraty. Os vencedores vão receber R$ 23 mil estadia na cidade e ingressos para as mesas de debate da Flip.Os primeiros colocados ainda participam do Circuito Off Flip, da FLIMAR (Festa Literária de Marechal Deodoro, AL) e da FLAP (Feira do Livro do Amapá). O prazo final de envio dos textos é 5 de maio. Não deixe de enviar a sua obra!

Ovídio Poli Junior, criador do prêmio, teve a ideia de fazer uma premiação literária que viabilizasse a ida dos vencedores a Paraty e fosse entregue na própria cidade, além de terem seus textos publicados em uma coletânea. “Acompanhava a FLIP pela imprensa e achava que, devido à importância e repercussão da festa literária internacional, seria interessante ter uma premiação associada a ela”, conta. Em 2005, quando se mudou para a terra do principal evento literário do Brasil, Ovídio teve a sua ideia concretizada no Circuito Off Flip.Desde então, já foram publicadas seis coletâneas com textos vencedores e finalistas, reunindo a cada ano cerca de 30 poetas e contistas.

OPrêmio Off Flip vem se firmando no cenário literário brasileiro a cada ano, principalmente por contar com escritores reconhecidos no meio literário integrando a comissão julgadora, tais como Luiz Ruffato, Leandro Leite Leocadio e Suzana Vargas. Além de terem suas obras publicadas em uma coletânea, os vencedores  firmarão contrato de edição com o selo Off Flip e também participarão de outros eventos literários pelo Brasil. “Paraty é uma cidade que, ao longo de sua história, revelou grandes escritores. Então a realização do prêmio Off Flip é fundamental para o fomento da literatura e perpetuação dessa tradição, pois a cada ano revela novos talentos”, afirma Gabriela Gibrail, coordenadora da Flipinha.

Apesar de não ser um evento oficial da Flip, a organização é apoiadora do prêmio, contribuindo com a divulgação e com uma cota de ingressos aos vencedores. A expectativa para este ano é divulgar as obras vencedoras em eventos literários do Brasil e também do exterior. “Estamos conversando com a coordenação da Flipinha para, quem sabe nos próximos anos, realizar uma interface entre esses autores e a programação infantil da Flip”, comenta o Ovídio.

Serviço – Prêmio Off Flip
Inscrições: até 5 de maio
Sarau de premiação: 2 de agosto (paralelo à Flip)
Onde: Centro Cultural Sesc Paraty
Clique aqui para ver o regulamento completo.