Móveis de papelão: design e sustentabilidade para a sua decoração

Já pensou em decorar sua casa com papelão? Agora você pode! E foi pensando em aliar o uso inteligente de mobiliário à sustentabilidade que empresários como o Marcello Cersosimo, sócio da loja 100t, vende móveis feitos de papelão. “É perfeitamente possível essa utilização com preocupação socioambiental, pois se trata de um produto mais barato e ecologicamente correto”, explica.

Além disso, esses itens são mais baratos, leves, fáceis de transportar, têm baixo impacto ambiental e podem ser reciclados depois do uso. “Os produtos atendem às necessidades dos nossos clientes, aliando design e sustentabilidade”, explica Bruno Pellegatti, sócio-fundador e diretor geral da Cartone Design, indústria fabricante de móveis e demais itens de papelão.

Apesar de parecer apenas uma peça de decoração, os móveis de papelão têm durabilidade mínima de um ano, mas devem seguir algumas observações em suas condições de uso, tais como: manter em ambiente coberto e seco, não molhar, montar e desmontar de acordo com as instruções de montagem. Alguns desses móveis suportam mais de 400 kg, de acordo com informações da Cartone Design.

Os móveis são feitos exclusivamente de papelão virgens ou recicláveis. Não entram cola nem grampos no processo de produção, o que reduz o impacto ambiental. “Talvez seja exatamente isso que faz o consumidor desse produto levar alguma vantagem na sua compra, a preservação do meio ambiente”, acredita Marcello. Ao falar sobre seus clientes, o sócio da 100t explica que muitos deles são pessoas interessadas por conceitos ecologicamente corretos. Para a Cartone Design, o perfil não é muito diferente, são, em sua maioria, jovens interessados em design e sustentabilidade.

E você? Já pensou em decorar sua casa com móveis de papelão? Mande suas fotos pra gente.