Estudante cria roupas feitas de sacos de cimento

Já pensou em usar um vestido feito de saco de cimento? (!!!) Sim, agora já é possível. A estudante de Design de Moda Iáskara Isadora criou a coleção “Construindo um olhar feminino: fibras e rendas” a partir da reciclagem de sacos de cimento, tingidos com vegetais e minerais.

A ideia surgiu do desejo de criar um produto com baixo impacto ambiental. “A natureza com sua tamanha grandeza e perfeição sempre me interessou, acredito que a sustentabilidade é o caminho mais adequado para se conseguir um equilíbrio entre o homem e o meio ambiente”, conta Iáskara, que criou a coleção como Trabalho de Conclusão de Curso com caráter experimental. “Comecei a pesquisar sobre o assunto e ao iniciar meu projeto de TCC, optei por trabalhar a sustentabilidade como uma forma de tentar conscientizar o indivíduo perante sua responsabilidade ambiental”, explica.

Produção da rendaO processo foi totalmente artesanal mantendo as diretrizes de uma produção sustentável. A técnica foi inspirada no trabalho do artista plástico Hilal Sami, com o uso de elementos como flores e arabescos na construção da renda para evidenciar a feminilidade, delicadeza, sensualidade e leveza. “Desde o início optei por trabalhar materiais não convencionais. Selecionei o papel porque sua reciclagem se encaixava nos requisitos básicos para ser um produto sustentável e os sacos de cimento foram escolhidos por ser um papel mais resistente”, justifica a estudante.

Tanto foi o sucesso que várias pessoas se interessaram em adquiri-las. Por isso, Iáskara está trabalhando em formas de tornar essas peças mais resistentes, macias e duráveis. “Assim que avançar nos testes vou aceitar encomendas!”, conclui.

E agora, mudou de ideia? Conheça mais o trabalho de Iáskara Isadora, acesse o site http://iaskaraisadora.com/.