Curiosidades sobre Harry Potter

Nos sonhos, entramos num mundo inteiramente nosso. Deixe que mergulhe no mais profundo oceano ou flutue na mais alta nuvem.

Alvo Dumbledore

Em comemoração ao 17º aniversário da publicação do primeiro livro do Harry Potter (alguns dizem 30 de junho, outros, 26), selecionamos algumas curiosidades sobre a série da escritora J. K. Rowling.

A primeira edição de “Harry Potter e a Pedra Filosofal” teve singelos 500 exemplares, publicada em Londres, no ano de 1997. Atualmente, o livro já vendeu cerca de 120 milhões de cópias e é o mais vendido da série. Porém, no Brasil, o livro só chegou em 2000, com tradução de Lia Wyler. A publicação ocorreu um ano antes da batalha final de Hogwarts e, como a própria autora define (no pomo de ouro): “Eu começo pelo fim”.

Foi indo para Londres que  J. K. Rowling teve a ideia de escrever o livro, em 1990. Seis anos depois, ela concluía o primeiro da série. Depois de ser rejeitado por oito editoras, a Bloomsbury aceitou e a publicação foi lançada no ano seguinte.

J. K. Rowling passou CINCO anos construindo regras sobre as características do que poderia ou não ter no livro.

De acordo com a pesquisa Kids and Family Reading Report, realizada em 2006, 51% dos leitores de Harry Potter entre 5 e 17 anos não liam por diversão antes das publicações de Rowling e 65% teve o seu desempenho melhorado na escola.

Cur_harrypotter_300614

A cada 30 segundos, alguém começa a ler a série Harry Potter. E você, já leu algum? Conte pra gente!