Infográfico: a indústria gráfica no Brasil

Junho é um mês muito importante para qualquer adorador de papel. O dia 24 de junho é uma data marcante para qualquer adorador de papel. Nele, comemoramos o dia da indústria gráfica! O Adoro Papel selecionou alguns fatos interessantes sobre esse importante ramo.

De acordo com dados da Abigraf – Associação Brasileira da Indústria Gráfica -, o setor fechou o ano de 2013 com R$ 44 bi em produção industrial. No mesmo ano, a produção brasileira de celulose alcançou a marca de 15 milhões de toneladas, e a de papel, 10,4 milhões de toneladas.

O dia

A comemoração do Dia da Indústria Gráfica é realizada em 24 de junho, data de aniversário de Johannes Gutemberg. O alemão é considerado o pai da imprensa, ao inventar a prensa de topos móveis.

O primeiro livro impresso por Gutemberg foi a Bíblia. O processo durou cinco anos:  de 1450 a março de 1455.

Entidades do setor

O setor gráfico conta com duas grandes entidades que o representa. A ABGT – Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica – é a entidade técnica da área. “Somos responsáveis por cursos, consultorias, seminários voltados para a área gráfica, ou seja, somos o organismo que cuida das normas do setor gráfico”, explica Aparecida Soares Stucchi, Gerente de Operações da entidade.

Também é da responsabilidade da ABGT o Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica, ou Prêmio Fernando Pini. Criado em 1991, esta é a principal premiação do setor e é reconhecido internacionalmente pelo alto nível dos trabalhos apresentados. O prêmio já conta com mais de 1500 inscrições. Sua cerimônia é a maior festa da indústria gráfica no mundo.

Já a Abigraf – Associação Brasileira da Indústria Gráfica- tem como missão valorizar, liderar, integrar e representar o setor gráfico. O trabalho da associação é identificar e defender os interesses gerais da indústria gráfica brasileira, manter parcerias com centros de pesquisa e ensino e promover o intercâmbio com entidades nacionais e estrangeiras, visando à elevação dos padrões técnicos e gerenciais da indústria no Brasil. Um dos papéis mais usados pela indústria gráfica no Brasil é o papel Chambril, fabricado pela International Paper.

Confira, no infográfico abaixo, os principais dados desse gigantesco mercado.

info-v4