Conheça os detalhes da FLIP 2014

Entre os dias 30 de julho e 3 de agosto a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, recebe a 12ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty ou, apenas, Flip. A edição deste ano está repleta de novidades e inovações. A primeira delas é a homenagem a Millôr Fernandes, dramaturgo, editor, tradutor e artista gráfico. É a primeira vez que a Flip presta homenagem a um autor contemporâneo. Millôr foi um dos convidados da festa, em 2003, e faleceu no ano de 2012.

Atrações

Com a curadoria do editor e jornalista Paulo Werneck, a Flip deste ano mescla o “cult” e o “pop” na mesma medida. Um dos destaques é a atriz Fernanda Torres, que apresenta Fim, o seu primeiro romance. O colunista da Folha de S.Paulo Antonio Prata também marca presença na festa, assim como o escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do clássico contemporâneo Feliz Ano Velho.

Entre as atrações internacionais, vale a pena conhecer Mohsin Hamid, paquistanês que vem ao Brasil lançar o seu segundo livro publicado em nosso país: Como Ficar Podre de Rico na Ásia Emergente. Também sugerimos que você conheça a neozelandesa Eleanor Catton, a ganhadora mais jovem do prêmio literário Man Booker Prize.

Os interessados em jornalismo não podem perder duas participações mais que especiais: a brasileira Eliane Brum, que ganhou mais de 40 prêmios nacionais e internacionais; e a argentina Graciela Mochkofsky, que após ser repórter especializada em política, passou a se dedicar aos livros-reportagem em seu país.

Estrutura

A Flip é composta de uma conferência de abertura e cerca de 20 mesas que reúnem para uma conversa informal convidados dos mais variados horizontes (escritores, cineastas, quadrinistas, historiadores, jornalistas e artistas plásticos, entre outros). A programação principal é realizada na Tenda dos Autores que possui um auditório com cerca de 850 lugares.

Todos os eventos contam com tradução simultânea e são transmitidos na Tenda do Telão, com capacidade para cerca de 1.400 pessoas,e, este ano, você pode assistir tudo ao vivo, pela internet.

E você, vai acompanhar a Flip? Confira a programação completa aqui e adquira os ingressos neste link. Conta para a gente: Está ansioso para algum debate especial? Qual?