O primeiro jornal do Brasil comemora 206 anos

A gente já te contou aqui no Adoro Papel como é importante preservar os documentos históricos. E hoje te damos mais uma prova de que o papel é um material imprescindível para preservar a memória do país: em 10 de setembro, mas de 1808, era fundado o primeiro jornal do Brasil: a Gazeta do Rio de Janeiro.

Cur_primeiro_jornal_100914-BG1Não por acaso a fundação da Gazeta aconteceu nesse famoso ano. Com a vinda da família Real Portuguesa para o Brasil, fugindo da ameaça de Napoleão, várias melhorias foram implementadas no Rio de Janeiro, capital da colônia. Uma delas foi a autorização para a criação de veículos de imprensa, devidamente supervisionados pelo imperador. Daí vem a criação do nosso primeiro jornal.

A Gazeta do Rio de Janeiro foi o jornal oficial da Corte até a independência do Brasil, e era publicado duas vezes por semana. Como era o “jornal do governo”, praticamente só tinha comunicados oficiais. Também eram comuns notícias sobre a Europa, especialmente sobre os conflitos napoleônicos, e a política nas colônias espanholas na América Latina. Com a independência, o jornal deixou de circular, e foi sucedido pelo Diário Fluminense.

Ficou curioso para ler o jornal? A Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, digitalizou várias edições, e elas estão disponíveis neste link. Divirta-se 😉