Eucalipto auxilia a regenerar florestas nativas

Você sabia que o plantio de eucaliptos auxilia a regeneração de matas nativas? De acordo com diferentes estudos, nos eucaliptais existe uma diversidade considerável de espécies de árvores nativas, que podem ser manejadas e transformar-se em novos fragmentos de florestas. Com o devido cuidado, elas se convertem em reservas ou Áreas de Preservação Permanente.

A gente já te contou que as pesquisas são prioridade para o setor de papel e celulose, e a recuperação vegetal nativa é um dos focos dos estudos realizados pelo setor. Em conjunto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade Federal de São Carlos, Ufscar, a International Paper realizou um estudo em uma de suas propriedades localizada em Brotas, interior de São Paulo.

Durante quatro anos, foi analisado o potencial dos sub-bosques formados pela vegetação de pequeno porte abaixo das copas de eucalipto. A pesquisa testou diferentes tipos de manejo da mata nativa após a colheita de eucalipto, e concluiu que a regeneração natural, sem insumos químicos, é a mais satisfatória. As espécies se desenvolvem naturalmente, o que contribui para a minimização de custos por parte da empresa e favorece a sustentabilidade ambiental.

A descoberta gerou comemoração: “Os resultados preliminares nos animaram, indicando que nossas ações para a conservação da natureza vêm dando ‘bons frutos'”, elogiou Robson Laprovitera, gerente de Saúde, Segurança, Trabalho e Meio Ambiente da área florestal da International Paper. Para monitorar a área foram realizadas visitas e usadas imagens de satélite e sistemas de informação geográfica. As pesquisas em parceria com a Embrapa continuam, e vamos compartilhar todas as boas novas aqui no Adoro Papel!

Saiba mais sobre o estudo no site da Embrapa.