A reciclagem do papel ondulado

A gente te contou aqui que o papel ondulado, também conhecido como papelão, é o material mais utilizado em embalagens no mundo. Além disso, é 100% reciclável, biodegradável e proveniente de florestas plantadas, o que garante a sustentabilidade em todo o processo.

Outra boa notícia é que as caixas de papelão podem ser recicladas muito facilmente. Na verdade, o papel ondulado é o produto que mais usa materiais reciclados em sua produção no país, com 64,5% das aparas recicladas no Brasil.

Depois que é utilizado, o papelão também tem um excelente nível de reciclagem: 79,6% do volume do produto consumido no país foi reciclado em 2008, e a porcentagem tem subido ano a ano.

Parte do sucesso dos índices de reciclagem do papel ondulado no Brasil se deve à facilidade com a qual o material pode ser manuseado e coletado, mesmo que tenha grandes quantidades e volumes. O custo do seu processamento também é relativamente baixo e, no processo de reciclagem, não é preciso retirar tintas ou branquear o material, o que torna tudo mais fácil.

Se tiver caixas de papel ondulado em casa e quiser aproveitá-las, sugerimos alguns usos criativos neste post. Inspire-se!