UNICEF indica papel para estimular desenvolvimento infantil

A UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância – não se preocupa somente em cuidar da saúde, nutrição e proteção de crianças e adolescentes em todo o mundo. A educação também é um pilar importante, tanto que a entidade possui um “Kit de Desenvolvimento da Primeira Infância” para garantir que crianças e adolescentes em situações de conflito ou emergências, tenham acesso a brincadeiras e estímulos a aprendizagem. O kit é composto por uma série de atividades e jogos, sendo que alguns deles utilizam o papel como matéria-prima.

Clique aqui e veja o material completo.

Conteúdo do kit

O “Kit de Atividades de DPI” tem o objetivo de ajudar educadores a criar um ambiente de aprendizagem seguro, para crianças de 0-6 anos. As atividades propostas estimulam os pequenos a desenvolver suas habilidades para pensar, falar e interagir com pessoas.

O conteúdo do kit inclui: quebra-cabeças e jogos, caixas, livros, fantoches, papel e giz de cera. Todo material vem acompanhado de um guia de atividades com sugestões sobre como usar cada item.

A ideia é tão boa, que o Adoro Papel acredita que essas informações também podem ser úteis para muitos pais e professores. Então, nós resolvemos abrir o kit para selecionar algumas ideias.

Veja só como é simples e fácil realizar as atividades, em casa ou na sala de aula:

Livro de Papelão

Bebês 

livro_papelao

O que fazer

  • Converse sobre as imagens que vê no livro, ajudando os bebês a virar as páginas.
  • Ao olhar para as imagens, fale sobre o que vê. “E agora, vamos ver o quê? Você consegue virar a página para ver?” Mude as imagens com freqüência.

Benefícios

  • Relaxamento emocional, físico e mental.
  • Incentiva a interagir com um adulto, desenvolvendo sua curiosidade.

 

Crianças de 1 a 3 anos

livro_papelao_2

O que fazer

  • Veja o livro junto com as crianças.
  • Faça perguntas simples sobre as imagens que estão vendo.
  • Para ajudar as crianças compreendem as palavras, aponte para a imagem e diga a palavra juntamente com elas.
  • Fale sobre as cores; conte os objetos mostrados no livro.

Benefícios

  • Desenvolve a curiosidade.
  • Estimula o desenvolvimento motor, pois as crianças podem virar algumas páginas do livro.

 

Crianças de 4 a 6 anos

livro_papelao_3

O que fazer

  • Sente com a criança no chão e coloque os livros de papelão na sua frente.
  • Pergunte às crianças o que vêem e o que conseguem encontrar nas imagens dos livros.
  • Peça para que contem uma história sobre as imagens ou que digam o que acham delas.

Benefícios

  • Estimula as crianças a se comunicarem mais.

 

Papel e giz de cera

Bebês

 

papel_giz

O que fazer

  • Com o papel colorido, recorte algumas formas – círculos, triângulos, quadrados – de tamanhos diferentes.
  • Faça um buraco em cada forma e passe uma fita colorida pelo buraco.
  • Pendure para que o bebê possa ver seu movimento.
  • Fale sobre as cores e formas enquanto o bebê observa seu movimento.

 

Benefícios

  • Desenvolve senso de curiosidade.
  • Promove o desenvolvimento motor, pois os bebês tentam tocar e pegar ou puxar os objetos pendurados.

 

Crianças de 1 a 3 anos

papel_giz_2

O que fazer

  • Dê lápis de cera gigantes e papel às crianças.
  • Deixe-as explorar a forma mais confortável de segurar os lápis de cera para desenhar no papel.
  • Deixe as crianças desenhar o que quiserem.
  • Se possível, pendure os desenhos na parede ou em um quadro.

Benefícios

  • Ajuda a criança a se expressar pelo desenho.
  • Desenvolve criatividade e destreza ao manipular os lápis de cera e papel.
  • Ensina cores e formas.

 

Crianças de 4 a 6 anos

 

papel_giz_3

O que fazer

  • Deixe as crianças desenharem ou escreverem o que quiserem no papel.
  • Peça para que apresentem e descrevam seus desenhos.
  • Mostre-lhes como recortar o papel em tiras e fazer uma colagem.

 

 

Benefícios

  • Desenvolve a criatividade.
  • Ajuda a criança a se expressar por meio da arte do desenho.
  • Estimula o desenvolvimento motor, por meio do manuseio dos lápis de cera e papel.
  • Ensina a utilizar mais de um material ao mesmo tempo.

 

Clique aqui e veja o material completo.

Ilustrações: UNICEF