Carta & Livro: crianças e jovens em situação de acolhimento trocam cartas com voluntários

“O fruto de cada palavra retorna a quem a pronunciou”.
Poeta persa Abu Shakur

Na cidade de São Paulo, uma organização não governamental desenvolve uma iniciativa, na qual crianças e jovens em situação de acolhimento são estimulados a se comunicarem com adultos voluntários por meio de cartas.

O projeto Carta & Livro da Associação Morungaba busca, por meio da leitura e da escrita, criar vínculos significativos e permitir que as crianças tenham contato próximo com pessoas diversas, ao mesmo tempo em que mostram aos voluntários suas realidades, gerando uma valiosa troca de experiências.

“Apesar de que no dia a dia perdem espaço para outras formas de comunicação, como e-mail, redes sociais, etc., as cartas são um recurso precioso de relação e troca, que tem um caráter pessoal inconfundível”, explica Christina Cupertino, supervisora do projeto. “Essas cartas são escritas com cuidado e capricho, por ambas as partes, e são esperadas ansiosamente. Além disso, são uma ferramenta importante para dar um sentido ao uso da língua, que muitas vezes as crianças não entendem, e que acabam aprendendo no Carta & Livro: ler e escrever têm um porquê, são jeitos de conhecer e de trocar informações e afetos. vale à pena!”, reforça Christina.

Nas cartas, cada um vai se revelando, pouco a pouco, seus gostos, desgostos, interesses, projetos e sonhos. Após três meses, a dupla de correspondentes finalmente se conhece em um evento chamado “Festa da Troca”. Os voluntários presenteiam seus amigos com um livro com uma dedicatória especial e as crianças e adolescentes com um presente feito por eles mesmos.

Cada semestre é realizada uma experiência de troca de cartas diferente, para enriquecer ainda mais a vivência das crianças e jovens acolhidos.

Gostaria de ser um voluntário?

Atualmente, a associação está preparando uma nova edição do projeto que será iniciado em março e você pode participar! Existem dois tipos de voluntário:

Voluntário Correspondente: troca cartas semanalmente com o correspondente e participa de algumas atividades presenciais, como reuniões de capacitação, “Festa da Troca” e em uma visita ao abrigo.

Voluntário Presencial: auxilia as crianças e jovens na leitura e redação das cartas. Uma vez por semana, o voluntário frequenta a sede da Associação Morungaba e/ou a casa de acolhimento.

Para participar, é necessário preencher uma ficha disponível no site: http://bit.ly/1qxUyVf. Para saber mais, acesse o site http://www.morungaba.org.br/

Veja o vídeo do projeto e descubra como o papel e as palavras podem transformar vidas:

Fonte e imagens: Associação Morungaba