O papel que conserva alimentos

Você sabia que 25% dos alimentos produzidos em todo mundo se perdem por deterioração? Os custos sociais e ambientais são surpreendentes … 100 milhões de hectares de terras agrícolas desperdiçadas e 450 milhões de dólares de prejuízo.

Pensando nisso, uma indiana criou um papel que conserva alimentos. Isso mesmo, ele mantém frutas e legumes frescos naturalmente por até quatro vezes mais tempo, que o normal.

 

Receita de família

A ideia nasceu por acaso, quando Kavita Shukla, uma estudante norte-americana, foi visitar sua avó na Índia. Ao escovar os dentes com a água local, acidentalmente, Kavita engoliu a água da torneira. Para evitar que passasse mal, sua avó deu a ela um chá de ervas, que a impediu de ficar doente.

Depois de anos de pesquisa e desenvolvimento , começando com um projeto de ciências da escola secundária, ela descobriu uma nova aplicação para o chazinho da sua avó – uma forma extremamente eficaz para manter os alimentos frescos! Depois de desenvolvido o papel, Kavita conseguiu patentear a ideia e distribuir para redes de supermercado e produtores pelo mundo.

 

Uma missão maior

Com a invenção, a jovem pretende diminuir as infecções por ingestão de alimentos contaminados principalmente em países como a Ìndia, onde o saneamento básico ainda é bastante precário. Cerca de 1,6 bilhões de pessoas em todo o mundo vivem sem refrigeração.

 

O papel

O Fresh Paper é um papel biodegradável e 100% orgânico, feito de uma mistura de ervas, que impede o surgimento de bactérias nas embalagens dos alimentos. Ele pode ser usado de diversas maneiras: nas embalagens dos alimentos ou até mesmo em casa. Você pode colocar um pedaço desse papel na fruteira e em sacos plásticos com verduras e legumes que ficam na geladeira.

Por enquanto, a novidade só é vendida nos EUA. Mas quem sabe, chega por aqui em breve. Vamos dicar de olho!