Dia Nacional da Poesia: deixe-se seduzir por este gênero literário

“Poeta, não é somente o que escreve. É aquele que sente a poesia, se extasia sensível ao achado de uma rima à autenticidade de um verso.” Cora Coralina

Neste sábado, 14 de março, celebramos o Dia Nacional da Poesia. A data foi escolhida para homenagear um de nossos maiores poetas brasileiros: Castro Alves. Além de se responsável por uma nova concepção de amor na Literatura, ele defendia grandes causas sociais, como a abolição da escravatura.

A poesia é uma das expressões culturais mais populares da nossa história. Chamada também de gênero lírico, acredita-se que pode ser anterior à escrita, já que os poemas eram cantados na Grécia antiga acompanhados pela lira.

A poesia brasileira

Aqui no Brasil, os primeiros poemas surgiram junto com o descobrimento, pois os jesuítas usavam versos para catequizar os índios. Além do Castro Alves, há outros nomes importantes da poesia brasileira, como Alberto de Oliveira, Cora Coralina, Gonçalves Dias, Raimundo Correia, Olavo Bilac, Casimiro de Abreu, Cecília Meireles, Jorge de Lima, Ferreira Gullar, Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade e muitos outros.

Para o poeta e dramaturgo Rudinei Borges, autor dos livros Chão de terra batida (2009), Dentro é lugar longe (2013) e Memorial dos meninos (2014), a maioria dos brasileiros ainda tem pouca proximidade com a poesia, os livros e a leitura. “Não é que as pessoas não gostem de poemas, apenas não foram apresentadas a eles. Porém, acredito na possibilidade do espaço da web como modo de publicação e leitura de poemas”, reforça Borges.

Também existe outro grande desafio para os novos poetas brasileiros: a divulgação . “Tornou-se mais fácil editar livros, porém torná-los públicos, de fato, é um desafio. Mesmo com esse cenário, creio ainda na persistência de poetas, como Cora Coralina e Manoel de Barros, que, esquecidos durante anos, tiveram suas poesias descobertas e lidas por público significativo de leitores”, complementa o poeta.

Conheça as obras de Rudinei Borges no seu site A rua sétima

Fica então o convite para começar a desfrutar de um dos gêneros  literários mais antigos da nossa humanidade. Não sabe ainda por onde começar? A Revista Bula convidou escritores, críticos, professores e jornalistas para que escolhessem os 10 poemas mais significativos de autores brasileiros em todos os tempos. Clique aqui e saiba mais!

E quais as suas poesias e poetas ou poetisas prediletos? Conte pra gente!

Fontes: Brasil Escola, Brasil Cultura e Revista Bula