14 curiosidades para conhecer no Dia Mundial do Livro

O livro é um dos bens culturais mais importantes da humanidade. Ele traz de volta nossa história, imortaliza sabedorias, nos leva de viagem pelo tempo, por histórias fantásticas, românticas e misteriosas. Ninguém tem dúvida da sua importância e até ganhou um dia especial: o Dia Mundial do Livro.

Mas você sabia que o dia 23 de abril foi escolhido porque, nessa mesma data, do ano de 1616, morreram Miguel de Cervantes e William Shakespeare? Além disto, nesta data, em outros anos, também nasceram outros escritores importantes como Maurice Druon e Manuel Mejía Vallejo e morreu Josep Pla.

Preparamos uma lista de curiosidades para você saber mais sobre esta data e o mundo dos livros!

1- O primeiro livro que se tem notícia é “Diamond Sutra”, um compilado de textos budistas produzido pelos chineses em 868 d.C. com uma técnica rudimentar que consistia em entalhar letras em bloquinhos de madeira e depois decalcá-las sobre o papel.

Diamond_sutra
Foto: International Dunhuang Project via Commons Wikimedia

 

2- Entretanto, a Bíblia de Gutenberg é considerada o primeiro livro impresso da história. Finalizada por volta de 1455 pelo alemão Johannes Gutenberg, o inventor da prensa tipográfica, era uma cópia em latim de um exemplar de 380 d.C.

Gutenberg_open
Foto: Lunkwill via Commons Wikimedia

 

3- Na Idade Média, os livros eram manuscritos em pergaminhos e papiros por monges copistas. Por isso o assunto das obras era quase sempre religioso. Esses monges eram ótimos desenhistas, mas a maioria não sabia ler.

512px-Tapisserie_moines_mannequins
Foto: Urban via Commons Wikimedia

 

4- A primeira obra editada no Brasil foi “Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga, em 1808.

Marília_de_Dirceo
Foto: Imagem de domínio público via Commons Wikimedia

 

5- A primeira biblioteca do mundo foi construída em Nínive, a cidade mais importante da Assíria (atual Iraque), por volta do século 7 a.C. Nela, foram armazenadas milhares de tabuletas escritas com caracteres cuneiformes, a mais antiga forma de escrita que se conhece.

Kinadshburn
Foto: Imagem de domínio público via Commons Wikimedia

 

6- A Biblioteca Real de Alexandria foi uma das maiores bibliotecas do mundo antigo. Reinou como centro da cultura mundial entre os séculos III a.C. e IV d.C. e continha cerca de 700 mil rolos de papiro e pergaminhos. Seu lema era “adquirir um exemplar de cada manuscrito existente na face da Terra”.

512px-The_Burning_of_the_Library_at_Alexandria_in_391_AD
Foto: Imagem de domínio público via Commons Wikimedia

 

7- A primeira biblioteca pública fundada no Brasil foi a da Bahia em 1811, criada por iniciativa da população.

Fachada_da_Biblioteca_Pública_do_Estado_da_Bahia
Foto: Agecom Bahia via Commons Wikimedia

 

8- A UNESCO (Organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura)  recomenda uma livraria para cada 10 mil pessoas. No Brasil, temos 2.700 livrarias uma para cada 70 mil habitantes.

512px-Graz_University-Library_reading-room
Foto: Graz University Library via Commons Wikimedia

 

9- O autor de best-seller mais jovem é Christopher Paolini, que publicou aos 15 anos “Ciclo –  A Herança” e já vendeu 20 milhões de exemplares. Enquanto Bertha Wood é a autora mais velha a ser publicada. Ela começou a escrever suas memórias aos 90 anos e publicou sua obra no seu 100º aniversário, em 20 de junho de 2005.

Christopher_Paolini_CP
Foto: Rafael-a-ribeiro via Commons Wikimedia

 

10- De acordo com a UNESCO, a autora mais traduzida é Agatha Christie com aproximadamente 7.000 versões de suas obras, entre romances, contos e peças teatrais.

Agatha_Christie_plaque_-Torre_Abbey
Foto: Violetriga via Commons Wikimedia

 

11- O maior livro do mundo é uma versão de “O Pequeno Príncipe”, lançada na Bienal do Livro do Rio de Janeiro em 2007 com aproximadamente 2m de altura e 3m de largura.

WP_20140331_011
Foto: Via literature-se

 

12- Franz Kafka pediu para seu amigo, Max Brod, que queimasse vários dos seus manuscritos. Porém, ele não cumpriu a sua promessa e os livros O processo, O Castelo e O Desaparecido (Amerika) foram publicados.

Kafka-as-pupil
Foto: Imagem de domínio público via Commons Wikimedia

 

13- Sherlock Holmes é o personagem da literatura mais retratado no cinema e na TV.

Holmes_-_Steele_1903_-_The_Empty_House_-_The_Return_of_Sherlock_Holmes
Foto: Imagem de domínio público via Commons Wikimedia

 

14- Paulo Coelho é o escritor brasileiro que mais vendeu livros, ultrapassando a marca de 150 milhões de exemplares, segundo dados de 2014.

2007-13-Paul-Macleod
Foto: Santjo2011 via Commons Wikimedia

 

Fontes: Revista Galileu, Biblioteconomia, Literatortura, Rank Brasil, Brasil Escola, UNESCO, Livro nas mãos.