O que você perde ao anotar as coisas no computador?

Pesquisadores ressaltam a importância do uso do papel para memorizar informações importantes 

Estudo realizado na Universidade de Princeton e na Universidade da Califórnia, revelam o que nós, que adoramos papel, já sabíamos: ao usar um laptop para fazer anotações, você não absorve novos materiais. Pam A. Mueller e Daniel M. Oppenheimer, os responsáveis pela pesquisa, conduziram três estudos diferentes para abordar a mesma questão: a anotação digital torna prejudicial a compreensão e a retenção de novas informações?

Para o primeiro estudo, os pesquisadores apresentaram uma série de filmes das conferências TED para uma sala de estudantes da Universidade de Princeton. Os participantes foram instruídos a usar as técnicas aplicadas em sala de aula para fazer anotações, seja no formato digital ou em papel, durante a palestra. Mais tarde, eles responderam perguntas sobre os conceitos vistos nos filmes.

Enquanto aqueles que usaram laptops fizeram anotações longas, com muitas transcrições literais, durante o filme, os que anotaram no papel tiveram significativamente maior entendimento do conceito geral dos conteúdos vistos. Essa falta de atenção do primeiro grupo, segundo Mueller e Oppenheimer, parece ser resultado dessa “transcrição literal e automática” do conteúdo.

Em seu segundo estudo, os pesquisadores instruíram um novo grupo de pessoas que faziam anotações em laptops para escrever, sem transcrever, a palestra. Eles descobriram que o seu pedido foi ineficaz, já que o grupo continuou fazendo anotações em formato de transcrição.

Já no terceiro estudo, Mueller e Oppenheimer descobriram que os anotadores em laptop produziram uma contagem de palavras significativamente maior do que aqueles que usaram papel e caneta. Mesmo assim, o fato não garantiu melhor compreensão do conteúdo. Para os pesquisadores, o efeito imediato das palestras e o entendimento conceitual são melhores para quem utiliza papel e caneta. Sorte de quem ama papel, como nós, não é mesmo?

E você? Como costuma fazer anotações das coisas importantes?