Inspirações para deixar o dia das mães ainda mais especial

Já diria a sua mãe: “você não é todo mundo”! Então que tal inovar na hora de homenagear uma pessoa tão especial?

Inspire-se em obras que são verdadeiras declarações de amor às mães e aproveite a oportunidade para colocar no papel todo o seu amor por ela. Confira exemplos na literatura e na música:

Mães que viraram literatura

Penteando a vida – Maria Vilani

170513_1

Referência intelectual do rapper Criolo, mãe e exemplo de mulher. Maria Vilani só teve a oportunidade de começar a estudar aos 40 anos de idade. Hoje, formada em filosofia e pedagogia, pós-graduada em filosofia clínica e especialista em língua, literatura e semiótica, ela dedica o seu trabalho à poesia.

Na obra Penteando a Vida, Maria Vilani faz homenagem às mulheres, às mães e aborda temas como o papel feminino na sociedade em uma coletânea de 70 poesias inéditas produzidas entre 1985 e 2015.

Minha mãe é uma peça – Paulo Gustavo

170513_2

Sucesso nos cinemas, a obra dirigida pelo ator Paulo Gustavo transformou-se em livro e deu continuidade às histórias de Dona Hermínia. Com a ajuda de Ulisses Mattos e Fil Braz, o humorista transformou em homenagem as histórias da dona de casa sarcástica e sem papas na língua que ganhou o coração do público nos últimos anos.

Clique aqui e confira a história de grandes mães da literatura.

Transforme palavras em canções

Mãe – Caetano Veloso

Através da poesia de suas canções, Caetano Veloso conseguiu gritar para o mundo toda a saudade que sentia da mãe e do aconchego de seu lar no Brasil durante o período da ditadura militar. Exilado em Londres, o compositor expressava e traduzia a solidão em palavras soltas, versos e poesias que transmitiam um mosaico de desejos, intenções e amor.

Mamãe – Toquinho

“Ela é a palavra mais linda que um dia o poeta escreveu”. Assim começa o segundo estrofe da homenagem de Toquinho à mãe – Dona Diva. A canção, que traz à tona a nostalgia da infância vivida no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, retrata a rotina e demonstra a admiração e o carinho por meio de versos simples e cheios de amor.

Bônus extra:
Clique aqui e veja quatro dicas de como deixar o presente da sua mãe ainda mais especial, de uma maneira rápida e fácil.