Explore o poder da literatura no desenvolvimento infantil

Uma das grandes verdades da vida é que carregamos conosco alguns hábitos desde a infância, como o da leitura, para sempre. Mas você sabe de que forma a literatura estimula o desenvolvimento das crianças e contribui nesse processo?

A literatura infantil estimula a criança a desenvolver a imaginação, ampliar o vocabulário, trabalhar sentimentos de forma prazerosa e significativa e alfabetizar-se, nos anos iniciais da educação básica. Além disso, o contato com a literatura na infância permite, ainda, que os pequenos se coloquem em diferentes papéis e aprendam, desde cedo, a apreciar diversos tipos de arte.

02

Para Andrea Bade Fecher, gestora de um colégio em Petrópolis (RJ), um dos grandes benefícios da literatura infantil é a função social que ela exerce na vida da criança. “Durante a leitura, também são ativadas diversas áreas cerebrais ao mesmo tempo”, pontua. A educadora lembra que a criança também aprende através da interação com seres e objetos, o que torna a literatura uma grande fonte de aprendizado.

Outro benefício de incentivar o contato com a literatura é que o hábito amplia consideravelmente o repertório na língua materna, deixa a criança apta para relacionar, interpretar e tirar conclusões com maior facilidade, melhorando, assim, sua ortografia e expandindo o seu potencial criativo.

01

O estímulo dos pais e professores é essencial

De acordo com Andrea, os pais podem estimular a leitura como exemplo dentro de casa. “Crianças são atentas – não adianta os pais dizerem que a leitura é importante se o filho nunca os viu lendo. Há pesquisas em neurociência que mostram que todo novo hábito pode ser criado em 21 dias. Então vamos lá, faça o seu planejamento e mantenha com seu filho uma rotina de leitura”, incentiva a gestora, que entende que a escola tem papel fundamental nesse processo, pois é nela que o aluno terá contato com leitura de forma mais técnica.

Incluir os alunos em projetos de leituras e colocá-los para ler títulos e autores diversificados para a turma, incentivar a criação de peças de teatro para que eles interpretem – à sua maneira, aquilo que estão lendo também é uma descoberta um método de aprendizado que faz a diferença!

Então, não se esqueça: na hora da leitura, participe e interaja com a criança! Explore os diversos gêneros textuais, descubra seu campo de interesse, crie uma rotina agradável e divirta-se neste momento único.

 Fonte: G1