Conheça a maior biblioteca do mundo, inaugurada na China!

O dia 12 de março é quando se comemora o dia do bibliotecário e, para homenageá-los em seu dia, preparamos uma matéria muito especial sobre a maior biblioteca do mundo! Vamos celebrar?

Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca”, disse o escritor Jorge Luis Borges certa vez.

Para nós amantes da literatura, assim como os bibliotecários, essa é uma verdade inegável. E é incrível descobrir que esse lugar que Borges sonhou é praticamente uma realidade hoje na China.

1203_02

Com uma arquitetura de tirar o fôlego, a biblioteca conhecida como “O olho de Binhai”, localizada no distrito cultural de mesmo nome, em Tianjin, na China, é um verdadeiro paraíso.

Inaugurada em 2017, a biblioteca tem cinco andares, em uma área que cobre 34 mil metros quadrados e pode armazenar até 1,2 milhão de livros!

1203_03

Projetada pela empresa de design holandesa MVRDV, a biblioteca serve de modelo para o mundo, já que os livros físicos seguem sendo a preferência e a paixão da maioria dos leitores.

Com ares de filme futurista dos anos setenta, o lugar é realmente impressionante. Assim como impressiona o tempo que levou para que fosse construída: apenas três anos!

Dá para acreditar que um templo dos livros assim foi feito tão rápido e tenha ficado tão perfeito?

1203_04

Com estantes que parecem infinitas e lembram ondas, a biblioteca já está sendo chamada de “mar do conhecimento” e, é claro, “a biblioteca mais bonita do mundo”.

Seguindo o desenho de um olho, onde o auditório seria a pupila, o edifício ecoa suas formas circulares criando estruturas fluídas que percorrem toda a sua extensão.

Além de estantes para livros, sua estrutura serve também como banco e corredor, de modo que os visitantes podem circular por tudo e parar onde bem quiser para ler um pouquinho.

1203_05

Uma poderosa estrutura é distribuída nos cinco andares do edifício. No térreo fica o auditório e as áreas de leitura. No primeiro e no segundo andar, ficam as salas de estudo e de convivência.

Já no terceiro e quarto piso ficam as salas de reuniões, além de computadores e salas de áudio. Por fim, no subsolo, se encontram as áreas técnicas, como salas com mais livros e outros arquivos ainda não disponíveis para o público.

1203_06

Um empreendimento como esse mostra a força que os livros mantêm mundo afora.

Em que outro lugar senão em uma biblioteca, se poderia passar horas agradáveis assim, curtindo um bom livro com todo o conforto e a praticidade e rodeado de mais pessoas que amam uma boa leitura como nós?

1203_07

Diz a verdade, você também ficou morrendo de vontade de passar algumas horas explorando os livros nessa biblioteca, certo?

Só uma biblioteca tem esse poder de reunir pessoas em um ambiente pacífico de cultura.

Esse é mais um motivo para sermos gratos aos bibliotecários, profissionais dedicados que contribuem para que bibliotecas, como essa da China, sejam aquele paraíso na terra para cada um de nós.

Fonte das imagens: MVRDV