Dicas para você começar a desenhar!

Que vontade de desenhar! Muitas vezes, por falta de tempo, conhecimento ou determinação, acabamos deixando de lado rituais criativos que nos interessam e nos fazem bem, como o exercício de desenhar.

No entanto, isso merece ser revisto com mais atenção, já que desenhar é uma atividade muito proveitosa que, além de tirar todo aquele estresse do dia a dia, ativa zonas do cérebro que ajudam a nos manter sãos!

Mesmo com todos esses benefícios, a gente sabe que o exercício de desenhar às vezes acaba sendo muito difícil… Afinal, quem nunca ficou um tempão diante de uma folha de papel em branco tentando desenhar? Ou até mesmo se aventurou a desenhar, mas abandonou tudo pela metade por achar que não estava tão bonito assim?

Bom, chegou a hora de você se arriscar de vez! Confira dicas e truques para você retomar o exercício do desenho em sua vida!

Por onde começar?

  1. Decida-se. Simples assim, você precisa acreditar que consegue se arriscar de vez a desenhar. Esqueça os medos e os temores, acredite em você, seja persistente e coloque no papel toda a sua imaginação.

No começo é provável que sua mão fique um pouco rígida e seus traços um pouco tremidos. Também pode ser que você use muita pressão com o lápis e as linhas fiquem muito marcadas.

Não se prenda a esses pequenos contratempos. Todos eles servem para te levar adiante e não devem ser freios para o seu divertimento.

O mais importante é que você coloque de lado qualquer bloqueio mental e deixe a inspiração fluir.

  1. Antes de começar, faça exercícios de aquecimento. Isso fará com que você ganhe soltura e pratique o traço. Pode movimentar a mão em círculos e fazer alongamentos do pulso. Esses exercícios também ajudam como um ritual para abstrair o estresse do dia a dia.
  1. Praticar, praticar e praticar

1603_03

Quando se determinar, é muito importante que você desenhe todos os dias, mesmo que seja só por 5 minutinhos. Isso fará com que sua mão fique mais solta e irá melhorar seus traços. Além de ajudar a medir a força que você deverá aplicar aos seus desenhos.

  1. Tudo o que nos rodeia está composto de uma ou mais figuras, Preste atenção nas formas básicas, elas são a base de tudo. Você deverá buscar as formas básicas do objeto que está desenhando, como por exemplo o nariz que tem forma de pirâmide, as árvores que tem forma de cones ou círculos.
  1. Do mesmo jeito que indicamos levar sempre um livro com você para melhorar seu hábito de leitura, também carregue sempre com você lápis e papel. Desse modo, aproveite aquele momento enquanto espera e desenhe a primeira coisa que vir. Isso fará com que você se exercite fazendo múltiplos desenhos de diversos temas.
  2. Use um modelo ou uma fotografia. É o jeito mais simples para começar a desenhar. Use algo da vida real, que esteja na sua frente. Pode ser uma paisagem, uma pessoa ou um objeto comum. Assim você poderá praticar e trabalhar detalhes no seu próprio ritmo.

1603_06

  1. Se o seu desenho está apenas na sua imaginação e você não tem um modelo claro, busque inspiração! Observe e aprenda de outros artistas. Siga a obra de desenhistas que chamem sua atenção. Pegue revistas, fotos, jornais, blogs e analise os detalhes e a técnica deles para você aplicar aos seus próximos desenhos.
01
Crédito: Jasmin Asusak
02
Crédito: Ivan Querino

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Faça rabiscos pequenos, assim vai ser mais fácil ver como ficam todos os elementos juntos, avaliar as proporções e decidir o tamanho de cada figura que fará parte do desenho final.
  1. Preste atenção às proporções e perspectivas. É importante para manter o realismo de suas obras. A variação de tamanho de um objeto enquanto se afasta é um elemento importante na hora de dar realismo ao desenho. Parece complicado, mas é simples!1603_09
  1. Avalie suas falhas. A maioria das falhas que cometemos quando começamos a desenhar é a de proporção. Para observar melhor isso, você pode conferir como fica o seu desenho refletido num espelho ou analisar outras proporções.

E aí, já dá para arriscar, né? Aproveite e compartilhe com a gente seus desenhos! E fique de olho, logo mais vamos trazer outras dicas para você desenhar melhor e se aprimorar cada vez mais nessa arte tão incrível.