Curto Papel

Letra por letra, ela trilha o caminho da caligrafia com afeto e humor

Conheça o trabalho de Marina Viabone, uma artista que distribui sorrisos e amor no papel com suas artes em caligrafia.

Eu sempre gostei muito de desenhar, desde criança. O papel e a caneta sempre fizeram parte da minha vida como um hobby, e depois que me formei em Arquitetura e Urbanismo eles viraram meus companheiros de trabalho.

0305_fotos_blog_01

A caligrafia surgiu como uma distração, uma válvula de escape. Mas eu fui gostando cada vez mais do assunto e acabei trocando os rabiscos de projetos residenciais por rabiscos de letras e palavras.

0305_fotos_blog_v02

O impacto de sua arte

Hoje em dia, o meu trabalho acaba impactando na vida das pessoas de duas formas. Ou elas leem uma frase que posto no Instagram e de algum jeito isso muda o dia delas. Seja uma frase motivadora, uma frase musical ou uma frase que faça rir. Ou os vídeos do meu canal do Youtube onde eu ensino um pouco sobre lettering e caligrafia, isso acaba sendo o combustível para muita gente achar um novo hobby ou até mudar de emprego. Eu fico bem feliz e impressionada com as histórias que o público me conta. Tem muita gente que assiste aos vídeos e consegue sair de uma depressão ou encontra neles uma outra maneira de gerar renda. Eu fico honrada!

0305_fotos_blog_v03

Para criar eu gosto de consumir todas as fontes artísticas possíveis: música, fotografia, moda, graffiti. Tudo serve de inspiração!

0305_fotos_blog_04

Desafios e realizações

O maior desafio é chamar a atenção do leitor. Todos os dias, com a publicidade, um monte de frases e palavras são jogadas na nossa cara sem a gente pedir. Então o meu desafio é criar algo que primeiro chame a atenção da pessoa com uma estética interessante, para depois a pessoa ler a mensagem que eu preciso passar.

0305_fotos_blog_v04

A gente tem uma tecnologia para cada coisa da vida, e as relações estão muito impessoais. Tudo fica pronto em um segundo, tudo está na nossa mão pela tela do celular… Eu sinto nos alunos essa vontade de fazer as coisas manualmente, de levar um tempo pra terminar algum trabalho sabe? É muito terapêutico! Tenho vários alunos muito ansiosos, então a escrita manual acaba ajudando muito nisso.

0305_fotos_blog_v05

A ideia de criar o “Primeiro Rabisco”, o meu canal no Youtube, veio desse meu hobby de desenhar diariamente num caderninho. Um dia senti vontade de compartilhar esses rabisquinhos com as pessoas, daí criei o blog pra ter um lugar onde postar tudo isso.

0305_fotos_blog_06

Já realizei tantas coisas legais e que eu nem imaginava! Eu viajo pelo país dando aula, já dei algumas palestras em eventos importantes sobre arte e design, já trabalhei com marcas que eu admiro. É um sonho sendo realizado a cada dia!

0305_fotos_blog_v06

Dicas e planos para o futuro

Para o futuro do meu trabalho eu não tenho nada muito planejado por enquanto. Espero continuar tendo a oportunidade de trabalhar com isso, que é o que eu amo e que me faz sentir feliz e privilegiada a cada dia. Isso já está bom demais, né?

0305_fotos_blog_v07

A minha dica para os que querem começar com a caligrafia é ter paciência e arrumar um tempinho pra treinar um pouquinho por dia! Seja também curioso para sempre pesquisar mais sobre o assunto eaprender coisas novas!

Acompanhe mais do trabalho da Marina Viabone em seu Instagram e também em seu canal no Youtube. O site dela é o Primeiro Rabisco.