Livros e futebol: paixões que se completam

A gente acredita que futebol e literatura são duas paixões que podem correr juntas! São duas artes que estão no DNA do brasileiro. Afinal, somos conhecidos como o país do futebol!

Inspirados com o calor do momento, fizemos uma lista com seis livros sobre futebol para entrarmos no clima da maior festa do futebol do mundo! Prepare o seu livro e bora entrar em campo? 😉

1. Futebol ao Sol e à Sombra. Eduardo Galeano. Uruguai, 1995

 1805_fotos_blog_07

Começamos pelo clássico dos clássicos! Você não precisa ser um apaixonado por futebol para admirar essa obra, basta adorar literatura. A obra do uruguaio Galeano é uma referência na escrita futebolística da América Latina. Publicado em 1995, ainda é considerado por muitos a bíblia do futebol. Nele, são contados relatos rápidos de momentos e personagens importantes do esporte. Como um jogo que cria paixões, heróis e glórias, o livro é uma verdadeira homenagem à paixão pelo futebol, trazendo craques como Pelé, Maradona, Garrincha.

2. O Drible. Sergio Rodrigues. Brasil, 2013

1805_fotos_blog_02

Como um craque narrativo, Sérgio Rodrigues se apresenta para contar um drama familiar em seu romance “O Drible”. O livro traz a história de um cronista esportivo, Murilo Filho, que aos oitenta anos de idade recebeu a notícia de que sofre de uma doença terminal. Prestes a se despedir da vida, ele tenta se reaproximar do filho, com quem há vinte e cinco anos não se relacionava. Sendo Murilo Filho testemunha dos anos dourados do futebol brasileiro, usa o esporte como assunto para se aproximar do rapaz, tornando o esporte o fio condutor do romance.

 

3. Puro Futebol. Roberto Fantanarrosa. Argentina, 2000

1805_fotos_blog_03

Fantanarrosa é um escritor, humorista gráfico e torcedor argentino e que, na América Latina, possui a fama de ser a pessoa que escreveu mais bonito sobre futebol. “Puro Futebol” é uma joia rara, um livro de contos escrito e ilustrado pelo autor e torcedor fanático do argentino Rosário Central. O livro transmite muitas emoções, trazendo o olhar argentino em seus contos relacionados ao futebol, que são narrados com total domínio das gírias futebolísticas. O leitor consegue se divertir e sofrer ao mesmo tempo, assim como num jogo de futebol!

4. O Medo do Goleiro Diante do Pênalti & Bem-Aventurada Infelicidade. Peter Handke. Áustria, 1988

1805_fotos_blog_04

Obra que levou Peter Handke, um dos grandes escritores austríacos, à fama, “O Medo do Goleiro…” é um grande romance dramático, que usa o futebol como metáfora para as angústias da vida. O protagonista é Bloch, um antigo goleiro que tem uma percepção um tanto fragmentada de um mundo que não compreende. Assim, vários acontecimentos acabam fazendo com que ele se veja envolvido numa situação tensa com uma atendente de caixa de cinema. E como lidar com isso? Pensando como ele costumava pensar em campo, é claro. O livro saiu do papel e foi levado ao cinema pelo diretor alemão Wim Wenders, em filme de mesmo nome.

 5. Febre de Bola. Nick Hornby. Inglaterra, 1992

1805_fotos_blog_05

Uma história pop, divertida e carregada de sentimento. Relato autobiográfico que nasce da relação do autor como torcedor  do Arsenal de Londres, com muito humor e ironia, Hornby se retrata como um viciado em futebol. Buscando ir à fundo nas origens e motivações da sua obsessão, o autor narra episódios onde o futebol foi maior do que qualquer outro aspecto de sua vida, o tornando escravo do calendário de jogos do seu time favorito. Se trata de um livro que fará muitos fanáticos se identificarem. A obra foi adaptada para o cinema em 1997.

6. A Pátria de Chuteiras. Nelson Rodrigues. Brasil, 1955

1805_fotos_blog_06

No Brasil, quando pensamos em uma relação entre esporte e literatura sempre sobressai o nome de Nelson Rodrigues. Em “A Pátria de Chuteiras”, o pernambucano de alma carioca narra com bastante coerência uma coletânea de crônicas sobre a paixão brasileira pelo futebol. Além disso, Rodrigues faz uma leitura do nosso país através da bola, dos campos e dos craques, criando uma metáfora para mostrar a força do Brasil como um país eficiente e vitorioso.

Gostou da nossa seleção? Já está pronto para entrar em campo? Não deixe de acompanhar o nosso blog, em breve traremos #dicas para deixar a decoração de casa e a sua torcida ainda mais legal!