Dicas para arrasar nos estudos

Um bom estudo nem sempre depende de quanto tempo você se dedica a isso, mas sim de como você estuda! Aproveitando o Dia do Estudante, trouxemos dicas que vão te ajudar a se organizar nas matérias!

As provas estão chegando e é tanta informação que não sabe por onde começar? Então prepare papel e caneta, e venha com a gente! Vamos te ajudar a organizar e potencializar o seu tempo de estudos com algumas dicas simples. 😉

1. Prepare o ambiente.

1108_fotos_blog_1

Um ambiente adequado vai fazer toda a diferença no seu estudo e vai influir muito no seu rendimento. Se você estiver em um lugar organizado, suas ideias irão se ordenar também.

> Faça uma listinha de todos os materiais que você precisa para começar a estudar: papel, canetas, livros, marca texto, etc. Assim você evita distrações caso precisar ir em busca de algo!

2. Prepare a mente e tenha uma boa atitude.

1108_fotos_blog_4

Coloque-se em um estado de “disposto a aprender”. Se for preciso, dê aquela última olhada nas suas redes sociais antes de começar. Assim não vai ficar com vontade de ver se está perdendo alguma coisa importante. 😉

3. Coloque no papel um plano de estudos.

1108_fotos_blog_2

 Colocar seus pensamentos no papel pode te ajudar a visualizar e criar um mapa mental.

Assim, você não corre o risco de se sentir um pouco perdido ou sobrecarregado por tudo o que tem pela frente.

> Uma lista de metas vai te ajudar a visualizar os avanços e te motivar a terminar as atividades restantes!

4. Estabeleça uma rotina. 🗓

Essa dica funciona mesmo que você esteja se preparando para uma prova específica ou para os estudos do dia a dia. Isso inclui um planejamento que equilibre o seu tempo de estudo e seu tempo de lazer.

5. Depois de ler, revise.

1108_fotos_blog_6

Leia uma ou duas vezes os materiais e depois dedique um tempo a recordá-los, repetindo-os uma ou duas vezes. Faça uma leitura analítica dos seus estudos, relacione conceitos e estabeleça conexões com os outros conhecimentos adquiridos.

6. Faça anotações de tudo: tenha papel e caneta sempre à mão! 📝

1108_fotos_blog_3

Abuse do papel e da caneta. Analise quais são as ideias principais, sublinhe, escreva e faça anotações. Assim, você vai criar uma relação mais direta com sua mente ao reproduzir o aprendizado.

Além disso, ao escrever à mão você cria uma associação extra com seu cérebro, garantindo uma maior absorção do conhecimento. Saiba mais sobre os benefícios de escrever à mão, aqui.

 7. Leia em voz alta. 🗣

1108_fotos_blog_8

Você vai reter a informação, também, de maneira auditiva e, portanto, vai aumentar as possibilidades de recordar as suas palavras no momento do teste. Vale também contar para outra pessoa o que aprendeu!

8. Imprima os seus materiais de estudo. 📄

1108_fotos_blog_7

Como já falamos antes aqui no blog, diversos estudos comprovam que a experiência da leitura em papel ajuda na construção da memória e do entendimento das informações.

Assim, ler em materiais impressos vai te ajudar a melhorar a absorção do conhecimento! Caso você não tenha os seus materiais no papel, pode imprimi-los e tirar ainda mais proveito!

Não pense antes de imprimir! Lembre-se que a produção do papel no Brasil, é 100% reciclável e biodegradável! 💙 Saiba mais aqui!

9. Aprenda outras técnicas!

Existem algumas técnicas que podem ser usadas para estudar e aprender de forma eficiente. Você pode avaliar qual gera um melhor resultado para você!

> Flashcards, conhece? Trata-se de escrever a pergunta de um lado do papel, e a resposta do outro! Ajuda a fixar mais o conhecimento e ainda é divertido!

1108_fotos_blog_5

E aí, pronto para focar nos estudos? Você tem alguma outra técnica que acrescentaria? Se jogue e arrase no aprendizado! Bons estudos.