6 razões para adotar Flashcards nos seus estudos

Com essa ferramenta, revisar conteúdos se torna mais legal!

Muitos estudantes estão na maratona pré ENEM, e quanto mais eficientes as sessões de estudos, melhor o resultado final no exame. Nós já estamos na torcida por todos os nossos leitores que estão se preparando para a prova!

Por isso, desta vez trouxemos uma dica para tornar o processo de aprendizado mais prático e lúdico: a técnica Flashcards, uma ferramenta muito útil na hora de internalizar novos conhecimentos de forma leve e eficiente. A premissa básica é simples: pergunta de um lado do papel, resposta do outro. Mas você pode ir ainda além e tornar tudo mais dinâmico!

1709_fotos_blog_1

Comprovado cientificamente!
No primeiro contato ao aprender algo, você pode memorizar o conhecimento. Porém muita coisa se perde devido a memória de curto prazo. O flashcards é uma técnica de repetição espaçada que te ajuda a recuperar informações naquele momento crucial: quando elas estão prestes a serem perdidas no seu cérebro.

Com essa ferramenta você testa seus conhecimentos periodicamente, mas é importante ter disciplina e também se dedicar ao conteúdo que realmente fará a diferença. O método é apoiado pela Association for Psychological Science e é utilizado há quase 2 séculos!

E aí, vamos ver os motivos pelos que todo mundo deveria incluir esse técnica nos estudos?

1 – Fácil de levar: uma ótima oportunidade para otimizar seu tempo!

1709_fotos_blog_2

É sempre bom ter aquele local confortável e iluminado para estudar, mas que tal aproveitar também para revisar o que você anda estudando em praticamente qualquer lugar? Flashcards são simples e úteis para levar com você sempre. Está no transporte público voltando para casa? Vale dar uma olhada nos seus flashcards de Literatura. Preso na sala de espera na consulta? Boa oportunidade para revisar a aula do próximo dia.

2 – Você pode abordar qualquer assunto.

1709_fotos_blog_3

Basicamente qualquer assunto pode ser revisado com a utilização do método. Literatura? Sim. Matemática? Também. Biologia? Com certeza! Faça uso de tópicos, listas e outras saídas simples que farão a diferença na hora de estudar.

Dica: use cores, inclua desenhos e símbolos, isso vai facilitar muito na memorização dos asuntos.

3 – Torna o estudo mais divertido.

1709_fotos_blog_4

Com flashcards o aprendizado pode ficar mais divertido. Você pode reunir amigos e competirem para ver quem acerta mais questões nos cartões. Também pode pedir ajuda da família para fazer as perguntas para você.

Dica: chame os colegas para fazerem os cartōes juntos. Ah, depois não esqueça de embaralhar bem. É importante para realmente entender o assunto e não apenas decorar uma sequência de respostas. 😉

4 – Foco além da memorização.

1709_fotos_blog_5

Flashcards são utilizados eficazmente para memorização, porém é válido resaltar a importância dessa ferramenta para reforçar seu entendimento do tema estudado. Além disso, conforme você for estudando, é possível medir quais conteúdos você possui mais facilidade para aprender e também quais você precisa de dedicar mais para internalizar.

Dica: Prefira perguntas sintéticas, que não estendam muito os conceitos. Monte blocos para cada assunto e os separe por níveis de dificuldade.

5 – Facil mensuração do progresso.

1709_fotos_blog_6

Como dito no tópico anterior, utilizando flashcards você consegue manter uma trilha dos conteúdos nos quais você tem mais familiaridade e ou que precisam ser mais trabalhados. Uma dica interessante é você separar um bloco de flashcards e conforme estiver fazendo seus estudos, separar cada cartão em categorias diferentes. Por exemplo, Bloco de Biologia – Ecologia: pilha 1 – perguntas que acertou, pilha 2 – perguntas que você sente que precisam ser revisadas e pilha 3 – perguntas que errou.

Criar esse senso de organização vai facilitar bastante seus estudos e dinamizar os processos.

6 – É importante para você, é melhor pôr no Chamex!

1709_fotos_blog_7

Os flashcards nasceram há mais de 200 anos e claro que naquela época não havia um software voltado para isso, tudo era na base do papel. Já deixamos vários conteúdos no blog que falam da importância de fazer uso de materiais impressos, lápis e papel na hora de estudar e no caso do flashcard não é diferente.

Ao escrever perguntas e respostas no cartão físico, o ato de escrever/marcar/desenhar os conteúdos irá potencializar sua memorização deles. Nossa dica é utilizar o Chamex Notes, que já vem no formato bacana para flashcards e que com certeza vai facilitar muito sua vida. Já conhece?

Por aqui já estamos ansiosos para pegar Chamex e caneta e começar a estudar com Flashcards! E você, animou também? Conte para a gente! 😀

1709_fotos_blog_8