5 livros para crianças se apaixonarem pela leitura

Comemoramos o Dia das Crianças com um dos jeitos que a gente mais gosta: livros! Trouxemos cinco clássicos que farão com que os pequenos aprendam a amar a leitura.

É inegável o poder e impacto que a leitura tem no desenvolvimento infantil: ler só traz benefícios! Também é inegável a grande satisfação que os adultos podem sentir ao ler para os pequenos e estimulá-los a amar essa atividade.

Histórias que inspiram e enriquecem a imaginação deles são perfeitas para despertar sua vontade de ler! Vem ver nossa lista de livros que podem ajudar aos pequenos a se apaixonarem pelo universo das letras. E depois corra ler para uma criança! 😉

Dica: deixe a narrativa ainda mais atraente caracterizando os personagens com sua voz! Tente mudar a entonação para caracterizar os diferentes personagens, as crianças adoram isso e vão se envolver ainda mais com a história.

1. O Pequeno Príncipe. Antoine de Saint-Exupéry. 1943

 

1210_fotos_blog_1

O Pequeno Príncipe se tornou uma referência na literatura infantil, cativando o coração dos adultos também. Nesta obra, as crianças acompanham um garotinho esperto nas suas viagens por 5 planetas peculiares, e ao mesmo tempo se inserem em universos de fantasia, amor, companheirismo, amizade e perseverança. Inspire os pequenos com a história de uma criança curiosa e contagie todo mundo com seu espírito leitor!

Curiosidade: você sabia que as ilustrações do livro foram feitas pelo próprio autor e que antes de ser escritor Saint-Exupéry foi piloto?

Aproveitando a ocasião, que tal os adultos também lerem ou relerem o título para lembrar daquele espírito infantil, de ver a vida com leveza, doçura e alegria?

“As pessoas grandes foram um dia crianças, mas poucas lembram disso”.

2 . O Menino Maluquinho, Ziraldo. 1980

 1210_fotos_blog_2

Esse clássico narra as aventuras de um menino inquieto, divertido que soltava pipa, balão e era “travesso”. Ele e seus amigos iam por aí causando confusão e ao mesmo tempo procurando o seu papel no mundo, mas brincando e se divertindo sempre! O Menino Maluquinho é a alegria da casa, líder da garotada, inventor de canções e de brincadeiras. Um verdadeiro amigão de todos! Esta leitura vale a pena para estimular as crianças!

3. O Mágico de Oz. L. Frank Baum. 1939

1210_fotos_blog_3

Esse clássico conta a historia de Dorothy, uma menina que mora com seus tios nos Estados Unidos, mas que um dia é afastada de casa por um tornado que a leva, junto com o seu cachorro Totó, ao mundo mágico de Oz!

Nessa obra, a protagonista e seu cachorrinho, junto com novos três amigos: o espantalho, o homem lata e o leão covarde, empreendem uma travessia à procura do mago de Oz, único capaz de fazer com que ela possa voltar para casa. Para chegar até ele, atravessam obstáculos, mas juntos demonstram o valor da amizade, amor e coragem. A história encanta as crianças pois faz elas viajarem com a imaginação e acompanharem a turminha por muitos desafios.

5. Alice no País da Maravilhas. Lewis Carroll. 1865

1210_fotos_blog_4

Uma obra clássica que foi lida por muitas gerações! Sua primeira edição foi registrada em 1865, há mais de 150 anos.

Alice no País das Maravilhas é uma história e uma viagem que, sem dúvidas, fará com que os pequenos despertem seu amor pela leitura. Alice é uma garota esperta, com uma mente inquieta capaz de levá-la a viver as mais disparatadas aventuras. A viagem mais apaixonante da sua vida é para o País das Maravilhas, onde o mais estranho é o mais “normal”.  Aí encontra personagens incríveis como o coelho branco que sempre está com pressa observando o seu relógio, o Chapeleiro Maluco, a lebre de março, a Rainha de Copas e o gato Cheshire!

Esta obra é perfeita para deixar a mente dos pequenos voar e imaginar as mais loucas situações. Com ela podemos ensiná-los que a imaginação não tem limites.

 5. As Reinações de Narizinho. Monteiro Lobato. 1931

1210_fotos_blog_5

Não podíamos finalizar essa lista sem Monteiro Lobato, não é mesmo? Esse clássico da literatura infantil brasileira é cheio de fantasia! Nele o autor se dá a liberdade de misturar suas próprias histórias originais com outras já conhecidas e popularizadas como Branca de Neve e Aladim. O livro deu origem à série Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Esse é o livro perfeito para ensinar as crianças o amor pela literatura nacional, afinal há quem diga por aí que depois das histórias de Monteiro Lobato as crianças nunca ficam as mesmas, tornando-se mais alegres e criativas! Você concorda?

E aí, o que achou da lista? Qual você acrescentaria? Sabemos que a literatura infantil está cheia de histórias incríveis que estimulam a imaginação das crianças. Conte pra nós qual seria a sua seleção!