Celebrando um mestre da criatividade: conheça mais sobre Walt Disney

Ele fez história usando todo seu potencial criativo. Confira 8 fatos interessantes sobre esse gênio e inspire-se!

O universo Disney é irresistível e colorido, sinônimo de criatividade, sonhos, magia e celebração.

Walter Elias Disney (05/12/1901 – 15/12/1966) foi um mestre da criatividade e com seu trabalho inspirou geração atrás de geração. Neste mês, que marca o seu nascimento e falecimento, o Adoro Papel presta essa homenagem ao seu legado.

A obra de Disney foi marcada por muito trabalho, paixão pelas animações e vontade de ir além. Vem conhecer alguns fatos interessantes da vida deste criativo!

1 – Garra para conquistar seus sonhos.1512_fotos_blog_1

Reprodução/Internet

Se você pensa que Walt Disney começou a sua vida profissional sendo reconhecido e ganhando prêmios, está enganado. O artista, que sempre foi apaixonado por desenho, teve que ralar muito. No começo de sua carreira chegou a ganhar 40 dólares por semana trabalhando como ilustrador, acredita? Seu primeiro passo no mundo da animação foi com a criação da produtora Laugh-O-Gram Films, que fundou em 1922 e foi à falência depois de um ano por problemas financeiros.

Toda a trajetória do artista foi de superação. Ele teve que trabalhar e insistir bastante em seus sonhos. Seu primeiro grande sucesso só surgiu a partir de 1933 com o curta-metragem ‘Os Três Porquinhos’ que é considerado o curta de maior sucesso de todos os tempos. Walt Disney é o exemplo perfeito de como vale a pena insistir em nossos sonhos <3

2 – Foi a primeira pessoa a dublar o Mickey.

1512_fotos_blog-2 

Imagem: Reprodução/Internet

O dublador original do icónico mascote da Disney foi ninguém menos que o seu criador. Mickey foi criado em 1928 por Walt Disney e o desenhista Ub Iwerks.

Há dezenas de fatos interessantes sobre a criação do personagem, mas você já parou para pensar em como deve ter sido o processo de criação dele? Disney criou o Mickey em uma viagem de trem para Hollywood na década de 1940. Isso mostra como é importante relaxar a mente e deixar as boas ideias virem, nem tudo acontece na hora que queremos… 💁🏻

3 – Cercado por recordes.

1512_fotos_blog_3

 O império Walt Disney é marcado por recordes, mas o criador em si não fica por baixo. O norte-americano foi indicado ao Oscar por 59 vezes e ganhou 22 estatuetas da premiação, principalmente na categoria curta-metragem.

A paixão de Disney era a animação e o cinema, e todo seu trabalho reflete isso. Ao longo de sua carreira ele criou 77 longas (sendo 21 deles animados), 497 curtas e 78 episódios de série. Quando você ama um trabalho, é basicamente impossível largar dele.

A dica é ter papel sempre por perto e assim aproveitar todas as ideias quando aparecerem!

4 – Um gênio firme em suas decisões

 1512_fotos_blog_4

Branca de Neve: sucesso criado por insistência de Disney. (Reprodução).

Já tomou aquela decisão que desagradou muita gente, mas era sua verdade pessoal e você foi em frente mesmo assim? A mesma coisa aconteceu com Disney e o resultado surpreende. Quando o artista decidiu fazer o longa ‘Branca de Neve e os Sete Anões’, sua equipe não gostou muito da ideia e protestou. Mas o resultado já sabemos, não é?

O filme, que levou três anos para ficar pronto, aconteceu mesmo assim e foi um sucesso tão grande que com o dinheiro arrecado foi possível construir um novo estúdio e financiar as produções de ‘Pinóquio’, ‘Fantasia’ e ‘Bambi’. Escutar as suas vontades pessoais e acreditar nos seus objetivo s é fundamental 😉

5 – Alguém que sempre buscou inovar.

 1512_fotos_blog_5

(Foto Reprodução/Internet)

Walt Disney é um dos responsáveis pelo cinema de animação ter pulado do papel e conquistado tanto respeito e apuro técnico em todo o planeta. Disney sempre procurou inovação em seu trabalho.

Em 1936 ele inventou a câmera multiplano, capaz de sugerir profundidade de campo ao utilizar um sistema de superposição de lâminas filmadas em um mesmo plano, o que simulava distância. Também foi o primeiro a utilizar a tecnologia de cores Technicolor, ainda nos anos 30. Esse recurso é utilizado até hoje em grandes filmes. Disney estava sempre de olho no futuro, hein?

6 – Já foi salvo da falência por sua arte.
Depois da Segunda Guerra Mundial, a empresa de Walt Disney estava arruinada. O artista tinha duas opções: fazer um último filme ou vender a empresa. Qual seria sua decisão? Disney resolveu fazer o filme ‘Cinderela’, que se tornou um estrondoso sucesso e permitiu que sua empresa continuasse. Esse cara sempre nos mostrando que vale investir em nossos sonhos 😀

7 – Sempre inovando.

1512_fotos_blog_6 

Mary Poppins: uma obra prima do estúdio.

Já falamos como Disney procurava trabalhar com tecnologia e apuro técnico, mas ele também procurou inovar por outros meios. Mesmo sendo um mestre da animação e bastante respeitado por isso, Disney também produzia longas convencionais. Um dos mais interessantes é ‘Mary Poppins’, uma mistura de desenho animado com personagens humanos, considerado uma das obras primas do estúdio.

O filme concorreu ao Oscar em 14 categorias e levou cinco prêmios, inclusive o de melhor atriz para Julie Andrews. Querer ir além tem sua recompensa! 😉

8- Nem tudo é perfeito!

1512_fotos_blog_7

Disney era reconhecido por ser exigente com sua equipe e procurar sempre a perfeição. Talvez por isso seus trabalhos sejam referência até hoje! Seus parques, por exemplo, são um ótimo exemplo de atendimento ao cliente e qualidade. Mas nem sempre foi assim…

A estreia do seu primeiro parque, o Disneyland em 17 de Julho de 1955, foi um verdadeiro desastre. O lugar recebeu pessoas além de sua capacidade, não havia bebedouro de água para todos os visitantes (isso no auge do verão, em plenos 38 graus) e o asfalto do local não estava seco o suficiente, o que causou alguns incidentes. Imaginou a confusão?

Mesmo assim, os projetos seguiram em frente e depois de alguns anos surgiu o Walt Disney World e vários outros parques que são referência no mundo todo. Erros acontecem não é!? Seguir em frente é o mais importante.

E aí, qual a sua curiosidade favorita? Qual você não conhecia ainda? Convidamos você também a comentar seu trabalho favorito feito por Walt Disney e por que ele encantou você.