Faça seu 2019 mais legal: desperte sua criatividade com nossas dicas

Levar o ano com mais imaginação e possibilidades desperta seu potencial criativo

Muita gente acha que criatividade é uma habilidade que pertence apenas a um seleto grupo de pessoas, mas aqui no Adoro Papel acreditamos que #TodosSomosCriativos (com hashtag e tudo), e que despertar nossa criatividade só traz coisas boas para a vida.

Sempre que o fim do ano se aproxima, uma reflexão sobre os dias que se passaram é bem comum, não é?

Buscar viver seu próximo ano com mais criatividade é algo que pode fazer seu 2019 mais especial e significativo. Por isso montamos uma lista com sete dicas que vão te ajudar a ter um ano cheio de criatividade! Confira:

1 – Leia mais.

2812_fotos_blog_1

Que a leitura expande os horizontes e nos leva além, todo mundo sabe, principalmente quem lê o Adoro Papel 👏. Ler só traz vantagens: aprendemos novas palavras, aumentamos nossa criatividade, nos divertimos e muito mais. Mas também nos ajuda a ser mais criativo!

Sabe onde leitura e criatividade se unem? Quando sua imaginação começa a trabalhar influenciada por uma história ou texto. Ao ler um romance, por exemplo, ativamos nossa criatividade para imaginar toda a história que nos é contada, inclusive cenários e características dos personagens. Tudo isso ajuda a ativar nossa capacidade criativa!

2 – Comece um diário.

2812_fotos_blog_2

A maioria das pessoas tem uma rotina bem agitada e seus pensamentos acompanham toda essa movimentação. Sabe quantos pensamentos passam por nossas cabeças diariamente? Uma pesquisa divulgada pela The National Science Foundation (NSF) em 2003  indica que esse número varia de 50.000 a 70.000 pensamentos por dia. É muita coisa não é? Isso pode dificultar bastante na hora de separarmos pensamentos que realmente importam, daqueles mais corriqueiros.

Ter um diário é até mesmo uma prática terapêutica e de autoconhecimento! Com ele você organiza seu pensamento e isso contribui na liberação do fluxo criativo, porque ao escrever você consegue entender melhor seus sentimentos e liberar um pouco da mente processos emocionais que podem ter acontecido no seu dia. É muito comum surgirem ideias sobre situações ou problemas enquanto você escreve e desabafa no papel. Recomendamos demais! 👍

3 – Desenhe!

2812_fotos_blog_3

Quando foi a última vez que você desenhou? Para despertar a sua criatividade, fazer desenhos é uma atividade que ajuda bastante. E não precisa ser um artista profissional ou querer ter uma carreira artística para aproveitar isso viu? 🎨✏

Desenhar abre os horizontes e te leva a ver as coisas de maneira diferente. Não há regras ou limitações nas ideias que você pode colocar no papel, assim é possível criar à vontade. Não sabe por onde começar? Confira nossas dicas para se animar a desenhar de vez!

4 – Coloque suas ideias no papel.

2812_fotos_blog_4

Deixe o computador de lado um pouco e abrace o uso da folha de papel para receber suas ideias. Chamex considera que o papel é o maior símbolo da criatividade e isso não é em vão. Assim como no desenho, ao escrever no papel, você fica menos limitado e as possibilidades são inúmeras. Outro ponto importante é que com ele você consegue trabalhar sem muitas interferências ou distrações, diferente de um computador, por exemplo.

Faça o teste anotando no papel tudo que vem à sua cabeça, sejam ideias, pensamentos, frases ou rabiscos. Não é à toa que a maior parte dos grandes projetos e ideias começam no papel. Ele é ideal para receber seus planos e ajudar a despertar seu potencial criativo!

5 – Organize seu espaço.

2812_fotos_blog_5

Dizem que pessoas criativas são bagunceiras, mas se você quer unir criatividade e produtividade, nossa dica é que a bagunça fique exclusivamente no papel e não no ambiente em que você trabalha. Seu projeto com certeza vai agradecer!

Em um ambiente mais organizado há menos estímulos que possam tirar sua atenção. Faça o teste: deixe sua “área da criatividade” livre de bagunça e veja como as coisas começam a fluir melhor. Depois nos conte o que achou!

6 – Abrace seu tempo livre.

2812_fotos_blog_6
Quer ter muita inspiração antes de um projeto importante ou refrescar a cabeça? A dica é viajar! ✈⛵🌍

Aproveitar momentos de relaxamento ajuda a ser mais criativo! Se você procura solução para um problema ou está tentando desenvolver uma ideia, tirar momentos para descansar a mente podem ser de grande ajuda!

Você pode fazer um passeio, cuidar das plantas da sua casa, começar a praticar um exercício físico ou meditar para acalmar seus pensamentos. São atitudes simples e muito eficazes na hora de abrir caminho para novas ideias fluírem. Seu potencial criativo agradece!

7 – Faça o que você gosta.

2812_fotos_blog_7

Você realmente procura fazer as coisas que gosta? Claro que temos obrigações no dia a dia, mas é essencial termos momentos em que seja possível fazer algo que gostamos de verdade: seja um hobbie, cozinhar para amigos ou relaxar lendo!

Isso é importante para tornar a vida mais leve e nos sentirmos recompensados por cumprir nossos compromissos diários. Assim você se abre mais para a inspiração, o que é fundamental para abraçar suas ideias e ser mais criativo.

Curtiu a lista? Qual você vai começar a adotar ainda este ano?

Torcemos para que, se alguém perguntar “você viveu 2019 com criatividade?” a resposta seja SIM <3