Dia do Orgulho LGBTI+: conheça 3 livros importantes sobre o tema

Separamos três títulos que trazem um olhar minucioso sobre diversidade, liberdade e direitos.

Neste 28 de junho é comemorado o Dia do Orgulho LGBTI+. A data é um marco mundial para lembrar um levante que ocorreu em 1969, em Nova Iorque, quando membros da comunidade reagiram à perseguição policial. Mais do que celebrar, sabemos a importância da conscientização sobre direitos e liberdade. Por isso, separamos três importantes livros com essa temática para falarmos sobre diversidade.

Amora, da Natalia Borges Polesso

Vencedor do prêmio Jabuti 2016 de contos, o livro apresenta 33 narrativas que versam sobre o amor feminino e relacionamentos lésbicos. Mas, não se trata apenas disso. O livro apresenta os desafios, transformações e descobertas individuais fora do padrão. Suas personagens são mulheres, jovens e pessoas da terceira idade, que lidam com temas como ciúmes, preconceito, términos, traições, envelhecimento, depressão e amor.

GLBT-blog-02

Viagem solitária: memórias de um transexual 30 anos depois, de João W. Nery

Autobiografia de João W. Nery, transexual masculino brasileiro. Em Viagem solitária, ele dá detalhes sobres sua infância triste e confusa de menino tratado como menina, assim como de sua adolescência transtornada, com o crescimento dos seios, o processo de autoafirmação e a paternidade. Com boa parte dos relatos situados na década de 1960, Nery também faz um uma relação com as reivindicações sociais e democráticas do período.

GLBT-blog-01

Devassos no Paraíso – Homossexualidade Brasil, de João Silvério Trevisan

Um dos mais celebrados livros sobre o tema no Brasil, Devassos no Paraíso traz histórias não-ficcionais sobre a homoafetividade no país. Influência direta em diversos movimentos LGBTI, o livro é um apanhado profundo sobre as lutas e conquistas do movimento, passando pelo cinema, teatro, política, história, medicina, psicologia, direito, literatura, artes plásticas etc.

GLBT-blog-03