Conheça o “Sussurrofone”, lindo projeto de incentivo à leitura

Criado pelo colégio estadual do Campo Octávio Tozo, em Cascavel, Paraná, já foi colocado em prática em todo país e também no exterior. 

Ler é algo prazeroso, que aguça a imaginação e traz inúmeros benefícios, especialmente quando começamos cedo. Porém, nem toda criança consegue identificar esse prazer logo de cara. Por isso, o colégio estadual do Campo Octávio Tozo, em Cascavel, Paraná, implementou uma ideia simples, mas que está apresentando excelentes resultados para seus alunos. O “sussurrofone”.

blog adoro_545x430_sussuro_1

Com aproximadamente 10cm, o equipamento lembra um telefone convencional. Porém, no lugar de ouvir outra pessoa, o aluno escuta a própria voz. A iniciativa teve início com professores das disciplinas de Língua Portuguesa e Inglesa, que desenvolveram atividades de leitura usando esse diferente dispositivo.

Com o uso do aparelho, os estudantes passam a fazer parte de um ambiente de letramento, imersão e diálogo criativo com a cultura e a escrita. Isso gera melhoras na fala, ritmo, fluência e entonação. A iniciativa, inclusive, já está sendo aplicada em outras escolas do Brasil e também do exterior, incentivando o hábito da leitura de uma forma divertida.

blog adoro_545x430_sussuro2

Fotos: Odilaine Regina Braga/Reprodução