Tem criatividade? Então, conheça o “desafio do papelão”.

A ação foi inspirada na história do menino Caine Monroy e seu fliperama feito de papelão

Você já viu aqui no blog a história do garoto Caine que, em 2012, então com apenas 9 anos de idade, construiu um elaborado fliperama de papelão dentro da loja de autopeças usada por seu pai. Sua ideia era vender fichas para que as pessoas jogassem no brinquedo que ele tinha acabado de criar.

O verão inteiro passou e ele nunca teve um único cliente. Então, no último dia da estação, o cineasta Nirvan Mullick entrou por acaso para comprar uma peça de automóvel para seu carro. Caine perguntou se ele queria jogar em seu brinquedo e foi assim que sua história ganhou o mundo. O cineasta fez um documentário sobre o garoto e seu fliperama de papelão que encantou milhares de pessoas. Veja abaixo.

A história de Caine teve tanta repercussão que em 2012 foi criada uma ação para incentivar outras crianças a usarem sua imaginação com papelão. É o “Cardboard Challenge”, ou seja, o “Desafio do Papelão”. O evento é organizado pela imagination.org, fundação que fomenta e financia a criatividade e o empreendedorismo para crianças do planeta inteiro.

Desafio_1

Todo ano, jovens de diversos lugares do mundo participam do desafio para testar sua criatividade e se preparar para outro evento, o “Imagination’s Day of Play”, que celebra a imaginação em homenagem a Caine. Já são mais 2 milhões de participantes espalhados em 80 países.

Com o desafio, as crianças aprendem a praticar habilidades e atitudes importantes, como pensamento crítico, desenvoltura, perseverança e trabalho em equipe. Além disso, é uma oportunidade para os jovens deixarem a imaginação correr solta, explorar suas paixões e descobrir novas ideias.

Desafio_2

Para saber mais, acesse o site e confira. Você pode, inclusive, criar um evento próprio em conjunto com a ação original, que ocorre nos EUA.

Desafio_3