Conheça 5 livros sobre educação!

Nesse Dia do Professor, veja alguns trabalhos que mudaram a forma como vemos o tema no Brasil e no mundo. Ninguém nasce sabendo. Essa frase, mais do que estimular quem deseja aprender algo novo, também é importante para entendermos a importância de quem ensina. Qualquer tipo de conhecimento, teórico ou prático, depende do empenho do docente, uma função nem sempre reconhecida, mas fundamental para qualquer sociedade.

Por isso, nesse Dia do Professor, apresentamos cinco livros que são de extrema importância na forma como entendemos educação hoje, tanto no Brasil quanto no mundo. São títulos celebrados em cursos, universidades e oficinas sobre o tema em todos os continentes.

Pedagogia da autonomia, de Paulo Freire

Patrono da Educação Brasileira, o educador e filósofo Paulo Freire escreveu diversos livros sobre o tema. Pedagogia da autonomia é o último título que lançou em vida e traz propostas para práticas pedagógicas que privilegiam a autonomia dos educandos por meio de diálogos e troca de experiências entre alunos e professor.

Pedagoia_paulofreire

Psicogênese da Língua Escrita, de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky

Adotado em todo mundo, o livro procura demonstrar, por meio da psicolinguística contemporânea e a teoria de Piaget, como a criança constrói diferentes hipóteses sobre a escrita antes de compreender a base do sistema alfabético. Assim, as autoras oferecem um novo olhar para a prática docente e a maneira como os alunos aprendem.

pscio2

Inclusão Escolar. O que é? Por quê? Como fazer?, de Maria Teresa Eglér Mantoan

A pedagoga e Doutora em educação Maria Teresa Eglér Mantoan, uma das maiores especialistas em inclusão escolar no país, explica de forma clara e didática o que é educação inclusiva. O livro aborda os passos necessários para sua implantação e ressalta os ganhos da sociedade com esse processo.

inclusao

A alegria de ensinar, de Rubem Alves

O educador Rubem Alves apresenta em A alegria de ensinar diversos textos que abordam a necessidade da alegria em uma sala de aula para que o aprendizado seja pleno. Para ele, a sala de aula tem por obrigação ser um lugar agradável para professores e alunos, do qual considera fundamental para um ensino eficiente.

Alegria

Escola e Democracia, Dermeval Saviani

O filósofo e pedagogo brasileiro Dermeval Saviavi apresenta em seu livro as relações entre educação e democracia. Para o autor, a prática pedagógica contribui de modo específico para a democratização da sociedade e que se deve articular o trabalho desenvolvido nas escolas com o processo de democratização da sociedade.

democracia