Fanzine: saiba o que é e como fazer o seu!

Quem nunca pensou em ter sua própria revista e poder escrever sobre o que quiser? Bem, isso é possível e existe há muito tempo

Antes da Internet, já havia um lugar onde as pessoas falavam e escreviam sobre os temas que mais gostavam. São os chamados Fanzines. A palavra vem da junção da expressão em inglês fanatic magazine. E é exatamente isso! Os Fanzines são publicações caseiras feitas por entusiastas de algum assunto. Seu principal alvo são outras pessoas que adoram o mesmo tema. O mais legal? Podem ou não ser feitas por profissionais. Na maioria das vezes, é confeccionada por amadores que amam papel e escrever (Assim como nós ;)).

Fanzine1

Feitos desde que o papel existe (praticamente), ainda são preparados por inúmeros fanzineiros ao redor do mundo. É possível ainda encontrar Fanzines sendo produzidos sobre qualquer assunto: ficção-científica, música, literatura, culinária, jornalismo, ufologia, etc. E não são feitos apenas de opinião, não. Existem Fanzines que preparam entrevistas, reportagens, resenhas de filmes, peças de teatro, discos de música e muito mais.

E, claro, também não poderia faltar os fanzines de quadrinhos. Milhares de artistas utilizam dessas revistas artesanais para divulgar suas próprias histórias e personagens. Não só isso: as chamadas fanfics também estão presentes em fanzines, onde os apaixonados por alguma série ou filme, criam suas próprias histórias com personagens de Star Wars, Star Trek ou Planeta dos Macacos, para citar alguns exemplos mais famosos.

Fanzine3

Hoje, muita gente utiliza um computador e, depois, imprime os fanzines em impressoras comuns. Porém, os verdadeiros apaixonados por essa arte gostam de manter a tradição de recortes e fotocópias. Já pensou em produzir sua própria revista? Pois basta uma ideia, um assunto que goste e mãos à obra.

Fanzines4