Histórias que valem a pena! Alunas de centro socioeducativo escrevem livro sobre a história de luta das mulheres

“Nossa História das Mulheres” foi escrito por adolescentes paraenses

Helison Cavalcante é professor do anexo Centro Socioeducativo Feminino (CESEF) da Escola Antônio Carlos Gomes da Costa, localizada em Ananindeua, na zona metropolitana de Belém (PA). A instituição recebe adolescentes entre 13 e 21 anos que cumprem medidas socioeducativas de internação, ou seja, em privação de liberdade. Para ajudar em seu processo de aprendizado, Cavalcante desenvolveu um projeto especial: a realização de um livro.

Mas não um livro qualquer. O professor quis que as alunas conhecessem a história de luta das mulheres pela igualdade de oportunidades. Em outubro de 2017, iniciaram o projeto, que consistia na produção de um livro, de caráter paradidático, sobre a história das mulheres. O conteúdo, escrito em conjunto entre as alunas e Cavalcante, apresentava a visão de historiadores(as) sobre a atuação das mulheres ao longo do tempo.

 

Alunas

Intitulado “Nossa História das mulheres: representações do feminino no cinema e na sala de aula”, cada capítulo ficou sob a responsabilidade de pelo menos uma turma de cada etapa escolar. A metodologia se baseou em uma sequência de ações, onde foi realizada a aplicação de um questionário para compreender a visão das adolescentes sobre o universo feminino, o papel das mulheres na sociedade e o machismo.

O livro foi lançado em 2019, na Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, o maior evento literário da região norte do país. Quem quiser conhecer o trabalho, pode baixar gratuitamente no site do Laboratório Virtual de Ensino de História da Universidade Federal do Pará.