“Medicina da imaginação”: livro busca ajudar no tratamento do câncer infantil

Romance trata de temas difíceis, como a dor e a morte.

Nossa relação com os livros é intensa. Uns servem para ensinar, outros para nos fazer rir. Existem os que nos ajudam a imaginar mundos de fantasia e outros ainda existem para inspirar. Nessa categoria muito especial está o romance de André Castilho, “Janela de Isabela”, que traz o olhar lúdico de uma criança como remédio para a dor e a morte.

Janela_Isabela_5

A história é contada por Isabela, criança de dez anos internada em um quarto de hospital devido a um câncer terminal. Da janela de seu quarto, ela usa a imaginação, com a ajuda da avó, para lutar contra os males da doença. Aliada à história, estão lindas ilustrações de Fabiano Queiroz “Tatu”.

Para o autor, o objetivo é que o livro sirva como material lúdico para ajudar adultos a conversarem com crianças a respeito de temas difíceis, como doença e morte. O livro foi lançado em 23 de novembro e a escolha da data não foi por acaso. Trata-se do Dia Nacional do Combate ao Câncer Infantil.

Janela_Isabela_6

 

O evento também contou com apresentação de espetáculo teatral inspirado no livro, tendo lugares especiais na plateia para crianças do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC). Lançado pela editora Alma Books, está disponível para download gratuito. O livro conta também com uma edição especial limitada impressa. Ambas podem ser adquiridas nesse link.