Não é mármore! Artista cria lindas esculturas e quadros utilizando apenas papel

Calvin Nicholls possui na vida selvagem sua principal inspiração para dar vida à obras incríveis.

Quando pensamos em esculturas, geralmente associamos seu criador cercado de bronze, mármore, ouro, argila ou até madeira. Não é o caso do canadense Calvin Nicholls. O artista canadense utiliza apenas papel para criar imagens impressionantes da vida selvagem, como pássaros, ursos e raposas. Apesar de trabalhar apenas com papel branco, ele consegue dar às suas criações uma sensação de vivacidade e realismo. Para isso, utiliza inúmeras lascas de papel para criar penas e pêlos que se assemelham muito aos reais. 

Cada criação é mostrada também em uma pose natural, geralmente aconchegada para descansar ou até com asas esticadas em voo, olha que trabalho lindo:

Nicholls01

Para alcançar esse efeito, chamado “haut-relief”, Nicholls trabalha primeiro a partir de um desenho que ele usa como modelo para os vários componentes do papel. Usando uma faca especial, bisturis e tesouras, ele corta cuidadosamente todos os pedaços de papel e depois os cola de forma precisa. Cada peça pode levar desde algumas semanas até dois anos para ficar pronta! Ele altera seus trabalhos entre 2D e 3D, com tamanhos variados.

Captura de Tela 2020-05-24 às 10.50.56

Nicholls é um amante da natureza desde que se lembra. E esse amor fica evidente em suas obras de arte. Segundo o artista, sua intenção é aprofundar e apreciar as principais que diferenças entre uma ave e outra. As características de cada obra garantem toda a autenticidade desses animais deslumbrantes feito de papel.

Nicholls03

Para ele, o papel é um material delicado, que requer atenção especial para trabalhar. Isso justifica o tempo que peças maiores podem levar para serem criadas. Porém, o papel também oferece uma qualidade e uma profundidade distintas da pintura, e para Nicholls esse é o principal motivo para a escolha do material. O artista deseja que, quando as pessoas olhem para suas criações, fiquem surpresas com o resultado do uso do papel. Para conhecer mais sobre seu trabalho, acesse seu site oficial

Nicholls04