Uísque Johnnie Walker vendido em garrafa de papel? Sim!

Fabricante inova e disponibilizará no mercado a tradicional bebida em nova embalagem

Já vimos aqui no blog estátuas feitas com papel, assim como camas, fliperamas e até uma igreja construída com o material. Porém, se alguém ainda tinha alguma dúvida do quão especial é o nosso adorado papel, é bem capaz de se render agora. Isso porque a fabricante de bebidas Diageo anunciou que lançará, no começo de 2021, uma edição limitada do famoso uísque Johnnie Walker em uma garrafa de papel. Ela virá no lugar da conhecida versão de vidro e, de acordo com a marca, será a primeira garrafa de destilados à base de papel e sem plástico do mundo. 

garrafa1

Para fazer a garrafa, a Diageo fez parceria com a empresa de gerenciamento de risco Pilot Lite para criar uma nova companhia de embalagens, a Pulpex Limited. A ideia é garantir que a tecnologia possa ser usada em todas as áreas da vida, segundo a fabricante. A garrafa de papel usada na versão limitada do Johnnie Walker foi projetada para ser escalável e totalmente reciclável, ao mesmo tempo que fornece uma alternativa potencial ao uso de garrafas de vidro. Indo pelo mesmo caminho, outras grandes fabricantes de bebidas, como a Unilever e a PepsiCo, também anunciaram suas próprias garrafas de papel já em 2021. 

Ainda de acordo com a Diageo, as garrafas serão feitas pressurizando polpa de madeira reciclável em moldes que serão curados em fornos de microondas. Além disso, elas serão pulverizadas internamente com revestimentos projetados para não interagir com as bebidas que irão conter, nesse caso, o famoso uísque Johnnie Walker. Para isso, utilizará um procedimento diferente do usual. Muitas caixas de papelão possuem um revestimento de plástico para evitar vazamentos das bebidas. A Diageo, porém, afirmou que sua nova garrafa não irá utilizar esse material, sendo totalmente feita apenas com papel. 

Além disso, a Diageo, que também fabrica a vodca Smirnoff, afirma que já usa menos de 5% de plástico em todas as suas embalagens. As novas garrafas, entretanto, apoiam ainda mais a ênfase da empresa em inovação e sustentabilidade. Tanto que está promovendo a nova embalagem como parte da identidade da marca Johnnie Walker, já que a bebida é um destilado envelhecido em madeira, em barris de carvalho. Segundo a empresa, o momento é adequado para isso, pois a marca Johnnie Walker, ao longo de 200 anos de existência, também é conhecida por inovar. Mais uma vitória do papel. 

garrafa2