Canudo de papel: alternativa sustentável já é realidade

Canudo de papel: alternativa sustentável já é realidade

Produto apresenta vantagem aos modelos tradicionais por se adequar ao meio ambiente

Você também acha que beber água, refrescos, chá e café gelados, refrigerantes e outros líquidos costumam ter um sabor diferenciado se bebidos com canudo? Além disso, ele também pode ser usado como decoração para casa, em bolos, festas, etc. Sem contar que é um ótimo material para fazer brinquedos caseiros. Essas informações não são exatamente novidades, mas a grande vantagem, na realidade, é outra: eles são bem mais sustentáveis!

Canudos são produtos importantes e, nos últimos anos, fizeram parte da indústria de embalagens para serviços alimentícios, ao mesmo tempo que trouxeram conveniência para a vida das pessoas. Agora, eles também podem ser mais agradáveis ao meio ambiente, afinal jogar canudos na beira da estrada ou mesmo em praias, é uma das maiores ameaças para o oceano.

Mesmo sendo útil no dia a dia, o produto é um dos grandes vetores de poluição em nossos cursos de água, afetando peixes e pássaros. Por ser pequeno, é fácil para animais marinhos acabarem engolindo. Também não é incomum que fiquem presos no nariz de tartarugas. Um estudo da ONG Strawless Ocean aponta que o plástico é encontrado nos estômagos de 71% das aves marinhas e 30% das tartarugas marinhas. Quando esses animais ingerem o produto, sua mortalidade chegou a 50%.

canudos

Por isso, os canudos de papel estão cada vez mais cotados. Entre os canudos ecológicos de vários materiais, os feitos de papel são a primeira escolha para a maioria das lojas porque são fáceis de usar e podem ser reciclados e se decompõem em torno de 2 a 6 semanas. À medida que mais empresas se conscientizam dos efeitos positivos dos canudos feitos de papel no meio ambiente e sua facilidade e reciclagem, a demanda pelo produto aumenta. Hoje, a procura não para de crescer e o produto está sendo cada vez mais utilizado, tanto por estabelecimentos comerciais quanto pelo público, em casa.

Um exemplo disso é a Starbucks. A rede anunciou que eliminaria canudos tradicionais em todas as suas lojas até o final de 2020. Seattle, por sua vez, se tornou a maior cidade dos EUA a proibir canudos de plástico já em 2018. Outra rede gigante, o McDonald’s, começou a testar canudos de papel também em 2018 em alguns restaurantes.

Totalmente biodegradáveis ​​e compostáveis, mesmo se acabarem no oceano, começam a se decompor em apenas três dias. Uma vitória sem precedentes.

E você, o que acha da utilização de canudos de papeis no dia a dia?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *