Termo de convivência

O blog Adoro Papel é um espaço para troca de experiências entre pessoas que acreditam que o papel tem uma importância fundamental em suas vidas. Por isso, estimulamos a interação, para obtermos sugestões e entendermos melhor o que os admiradores de papel gostariam de ver no nosso blog e na nossa página do Facebook.

Para tanto, criamos estes Termos de Convivência, ou seja, um conjunto de regras que tem por objetivo facilitar a nossa troca de experiência e esclarecer quais são as nossas responsabilidades nos espaços virtuais.

1. PUBLICAÇÃO DE CONTEÚDOS

O blog Adoro Papel possui uma área, na qual o usuário pode enviar materiais para publicação na seção “Curto Papel”.

Ao enviar materiais tais como fotos, imagens, vídeos ou mensagens, o usuário automaticamente autoriza a sua publicação e divulgação, e concorda que essas ações não infringem sua privacidade ou lhes causam prejuízos de qualquer natureza.

O blog sempre dará os devidos créditos de autoria aos materiais, mas não oferecerá nenhum tipo de remuneração aos autores além da oportunidade de divulgar seu talento e criatividade.

A autorização de uso de imagem referente ao trabalho enviado vale para todo o território nacional, em caráter definitivo, de acordo com os termos da Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais).

 

2. MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS

Tanto o blog como a nossa página no Facebook permitem que os usuários publiquem comentários próprios. No entanto, reservamo-nos o direito de apagar, ocultar ( Facebook) ou de reprovar a publicação (blog) de comentários que contenham:

  • conteúdos abusivos, ofensivos e/ou preconceituosos;
  • conteúdo não pertinente ao post publicado;
  • links de assuntos não relacionados ao post;
  • conteúdos caracterizados como spam;
  • campanha política;
  • conteúdos que violem qualquer lei, norma ou regulamento.

 

3. PROPRIEDADE INTELECTUAL

Os conteúdos publicados no Adoro Papel são de propriedade da International Paper e estão protegidos pelas leis e tratados internacionais de direito autoral, propriedade industrial e concorrência. Ao acessar o blog, o usuário declara que respeitará todos os direitos de propriedade intelectual do blog Adoro Papel, bem como de todos os direitos referentes à obra de terceiros que porventura estejam, ou estiveram, de alguma forma, disponíveis no site. O simples acesso ao blog não confere ao usuário qualquer direito de uso de sinais distintivos, patentes, obras literárias, artísticas, lítero-musicais ou qualquer outra criação intelectual protegida que nele estejam ou estiveram disponíveis.

É permitido fazer somente o arquivo temporário ou impressão dos conteúdos oferecidos para uso privado, sendo vedada sua utilização para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra que contrarie a realidade para o qual foi concebido, conforme definido neste Termo. Assim, está proibida a reprodução, distribuição e divulgação, seja total ou parcial, dos textos, figuras, gráficos e demais obras intelectuais protegidas que compõem o blog Adoro Papel sem autorização da International Paper, em caráter prévio, expresso, pessoal, intransferível e específico para cada uso.

Também é vedada a criação de obras derivadas de caráter ilegal, difamatório, obsceno ou imoral, que possam violar a moral e os bons costumes, ou ainda utilização do material que atinja a honra, boa fama ou respeitabilidade da International Paper ou de terceiros, sob pena de arcar com as penalidades aplicáveis pela legislação vigente. O usuário assume toda e qualquer responsabilidade, de caráter civil e/ou criminal, pela utilização indevida das informações, textos, gráficos, marcas, obras, enfim, de todo e qualquer direito de propriedade intelectual ou industrial deste site. Qualquer utilização não contemplada na presente autorização será considerada como uma violação dos direitos autorais e estará sujeita às sanções cabíveis na Lei 9.610/98.

Veja, também, algumas regras básicas de conduta para atuar nas redes sociais e no nosso blog:

SEJA RESPONSÁVEL

Tudo o que se publica neste espaço é expresso por pessoas reais, como você. Todas as opiniões serão respeitadas na medida em que forem expressas de maneira educada, sem linguagem vulgar, ofensas, calúnias ou difamações.

Sua participação é fundamental! Mas lembre-se que ela deve ser feita com o direito de uso (copyright) de todas as imagens, textos, áudios e vídeos que publicar. Não viole a legislação vigente.

As mensagens publicitárias (spam*) não serão aceitas.

* Mensagem eletrônica não solicitada, enviada para um grande número de pessoas, em geral de caráter comercial.

 

RESPEITE

Não publique nada que você não diria pessoalmente. Reflita antes de publicar. Tudo o que escrever neste blog permanecerá durante muito tempo.

Se cometer um erro, seja o primeiro a admiti-lo e evite brigas. Se não estiver de acordo com um conteúdo ou comentário, posicione-se contra a ideia desse conteúdo e não contra a pessoa que a expressa.

Nas comunicações virtuais, as palavras aparecem separadas da linguagem gestual. Para não ser mal interpretado, evite sempre que puder o sarcasmo e a ironia. Se for preciso, explique o sentido da piada ou brincadeira.

 

ACEITE OPINIÕES

As opiniões dos usuários são visões particulares, que podem se estender entre pontes de comunicação. Este espaço propõe um diálogo. Cabe a cada um aceitar a palavra dos demais para que, num ato de reciprocidade, os demais aceitem a sua.

 

SEJA DISCRETO

Assim como você não faria na sua vida cotidiana, não torne públicas, neste espaço, informações confidenciais de terceiros. Como em qualquer outro espaço de comunicação, é melhor tratar os assuntos privados particularmente.

 

FAÇA O USO CORRETO DA LINGUAGEM

Apesar de usarmos uma linguagem mais informal nas redes sociais e blogs, devemos nos atentar aos erros de ortografia ou concordância, além do excesso de abreviações. Preste atenção, também, aos erros de digitação. O erro de português é entendido como falta de conhecimento ou de zelo.

 

MANTENHA A CONVERSA INTERESSANTE

Quando publicar um comentário, assegure-se de que ele estimule a conversa. Evite o spam e os comentários repetidos. Ao responder ou fazer algum comentário, verifique o que já foi publicado, evitando mal-entendidos.

 

PROTEJA SEUS DADOS PESSOAIS

Não divulgue suas informações pessoais para qualquer pessoa. Evite publicar dados como: endereço, telefone e número de cartão de crédito.