O que são florestas plantadas?

O que são florestas plantadas?

Você sabe quantas árvores nativas são usadas na produção de uma folha de papel? Nenhuma! A produção de papel é uma atividade 100% sustentável e todo o produto fabricado no Brasil é feito com matéria-prima de florestas plantadas.

Funciona assim: os eucaliptos que irão gerar a celulose são cultivados em uma área especifica, como qualquer plantação. Buscando reduzir ao máximo o impacto sobre o meio ambiente, o plantio é realizado com a técnica do mosaico, que intercala os eucaliptos com mata nativa, preservando o ecossistema local.

Como o eucalipto é muito resistente, sempre são escolhidos locais que já foram utilizados por outras plantações ou por pastagens. Outra vantagem do cultivo é a absorção de dióxido de carbono, o famoso CO, do ar.

De acordo com a Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), as florestas plantadas brasileiras absorveram 64 milhões de toneladas de CO2 por ano. O número é quatro vezes maior que o total emitido pelo setor na fabricação de papel.

As florestas plantadas brasileiras são referência mundial em sustentabilidade: cerca de 90% delas possuem certificações que garantem um processo produtivo ético.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *