Capacete feito de papel revoluciona segurança para ciclistas

Capacete feito de papel revoluciona segurança para ciclistas

Projeto de engenheira americana ganhou um dos principais prêmios de inovação do mundo

A engenheira norte-americana, Isis Shiffer, desenvolveu um capacete feito de papel para facilitar a vida dos ciclistas e recebeu um dos maiores prêmios internacionais de inovação do mundo – o James Dyson.

161215_2_1

Durante as suas viagens pelo mundo, Shiffer deparou-se com um dilema: sentia-se desprotegida ao andar de bicicleta pelas cidades e não tinha um capacete sempre em mãos para estas ocasiões.

A partir dessas experiências, surgiu a ideia do EcoHelmet, como é chamada a invenção. O projeto inovador saiu do papel e chamou a atenção do designer industrial britânico James Dyson, que premiou a invenção de Shiffer para que ela tenha mais recursos para aperfeiçoar o capacete.

Mas… um capacete feito de papel é seguro?
A engenheira explica que o EcoHelmet é estruturado em forma de favo de abelha para que haja uma absorção do impacto de maneira semelhante aos capacetes tradicionais. “Quem pegar o capacete nas mãos vai se surpreender com sua solidez”, afima Shiffer.

161215_2_2

Até o momento, o material tem sido avaliado pelo Imperial College de Londres. “Eles têm um local de testes para capacetes e o professor encarregado do laboratório me deixou experimentar com muitos materiais diferentes”, disse Shiffer à BBC.

Alguns testes ainda precisam ser feitos para que a inovação se adeque aos padrões internacionais de segurança, no entanto, Shiffer garante a sustentabilidade do produto, que é dobrável, reciclável e consegue resistir à chuva por cerca de três a quatro horas.

Com o dinheiro do prêmio, a engenheira financiará esses estudos e investirá em melhorias no design do capacete feito de papel. Seu formato final provavelmente contará com uma pequena fita que indicará a hora de substituí-lo, ou uma fivela que deixará de funcionar após certo período para garantir sua funcionalidade.

E você? Já colocou no papel alguma ideia que pode revolucionar o dia a dia das pessoas?
Inspire-se e compartilhe suas experiências conosco.

Fotos: Dyson e G1

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *