Artista cria elefante em tamanho real com apenas uma folha

Artista cria elefante em tamanho real com apenas uma folha

Obra foi criada para provar que o papel não possui limites

Todo origami é impressionante. Mas quando temos um elefante de tamanho real feito com uma única folha de papel, bem, é preciso um pouco mais de admiração. É assim que podemos contemplar essa obra única. Visto à distância, este imponente elefante branco parece uma escultura feita de pedra, argila ou gesso, trabalhada com ferramentas tradicionais. Em uma inspeção mais próxima, no entanto, o observador descobre que a “escultura” em grande escala é, na verdade, feita de papel branco.

elefante1

O elefante foi criado pelo artista suíço de origami Sipho Mabona. Ele queria provar que “não há limites para o que pode ser feito de um pedaço de papel quadrado”. Depois de uma campanha de crowdfunding (a popular “vaquinha”) bem-sucedida pelo site Indiegogo, o artista reuniu os fundos necessários para dar vida a sua visão. Ao todo, o projeto angariou mais de 25 mil dólares. Usando um pedaço de papel feito sob encomenda que media 15 metros quadrados, o artista contou ainda com a ajuda de 10 assistentes, que dobraram cuidadosamente a grande folha para criar o animal em forma de origami.

elefante2

O processo, no entanto, não foi tão simples e durou várias semanas. Além disso, foi filmado no museu de arte KKLB, em Gunzwil, Suíça, onde a obra de arte está em exibição permanente. A escultura impressionante tem mais de 3 metros de altura e mede 250 kg, dando um novo significado ao conceito de “animais de origami”. Aliás, essa não é a primeira obra que Mabona cria usando apenas papel. Ele tem transformado o material em arte há 20 anos, e nenhum desafio parece grande demais para ele enfrentar.

elefante3

Segundo o artista, ele escolheu criar um elefante para mostrar o quão frágeis eles realmente são e que podem parecer poderosos, mas, ao mesmo tempo, é fácil para a humanidade extingui-los. Um censo de elefantes africanos mostrou que a população diminuiu 30 por cento de 2007 a 2014, com os números continuando a cair em 8 por cento a cada ano. Os elefantes da floresta africana estão com problemas ainda maiores, com alguns cientistas prevendo que a espécie poderá ser extinta em breve. Mabona usou seu talento e papel para chamar atenção a esse fato.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *