Fã de automobilismo? Esta versão do autódromo de Daytona é feita de papel!

Fã de automobilismo? Esta versão do autódromo de Daytona é feita de papel!

Uma das pistas de corrida mais famosas do mundo ganhou uma maquete perfeita

 

Praticamente todo brasileiro é fã do ídolo Ayrton Senna, sendo entusiasta de corridas de carro ou não. Da mesma forma, poucos ainda não ouviram falar do famoso autódromo de Daytona, localizado na Flórida, EUA. Sua fama se deu principalmente por sediar as famosas 500 milhas, tanto para carros fórmula (como os que Senna pilotava) quanto para modelos turismo. Um dos circuitos mais tradicionais ainda em atividade, a história da Daytona International Speedway começou em 1953 ao colocar em ação, pela primeira vez, uma de suas famosas disputas em formato oval. Hoje, é uma das pistas mais reverenciadas do mundo. A mais recente homenagem foi uma réplica feita de papel. 

Daytona1

Com exceção da placa de espuma e das luzes LED, todo o modelo do Daytona International Speedway é feito de papel. A chamada “Paper Daytona” levou três semanas e cerca de 80 horas de trabalho, sem contar os períodos de descanso, para ser finalizada. A maquete chama atenção por seus detalhes. Conhecida como “Centro Mundial de Corridas”, a pista de Daytona possui inclinações em toda sua extensão para que velocidades mais altas possam ser alcançadas, assim como para tornar mais fácil para os fãs verem os carros correndo ao redor do trioval de suas 2,5 milhas de extensão, aproximadamente 4 km. Em uma dessas inclinações há um espaço de 29 acres conhecido como Lago Lloyd.

Daytona3

Na réplica de papel, o Lago Lloyd foi recriado com cerca de 10 camadas de cola transparente para garantir que pareça água de verdade. Todo o restante, como as pistas internas, os camarotes, as arquibancadas e as cabines de transmissão foram feitas usando apenas papel. A pista reduzida, que utiliza apenas parte da estrutura da pista original, também está retratada. Ela passou a ser mais utilizada em 1961, com a corrida de motocicletas DAYTONA 200, que ainda costuma ocorrer em diversas categorias. O autódromo hoje possui aproximadamente 101.500 assentos permanentes, mais largos e confortáveis. 

Daytona4

A estrutura conta ainda com 40 escadas rolantes, 17 elevadores, 34 banheiros, 51 estandes e três níveis de saguão que abrangem o trecho frontal de quase um quilômetro. Além disso, o Daytona Speedway oferece mais de 60 suítes luxuosas com vista para a pista. O projeto atual foi concluído em janeiro de 2016 e recebeu o prestigioso “Prêmio de Negócios Esportivos” do periódico SportsBusiness Journal. A Daytona 500 é hoje garantida anualmente em categorias como a NASCAR e a Fórmula Indy. Toda essa história agora também representada em uma linda maquete de papel.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *