Saúde e sustentabilidade: conheça a máscara reciclável feita de papel

Saúde e sustentabilidade: conheça a máscara reciclável feita de papel

Empresa inglesa de design online desenvolveu modelo para ajudar o meio ambiente

 

No Brasil, a pandemia ainda mantém altos números de contágio, o que obriga o uso contínuo de máscaras como uma das ações para prevenção. Porém, essa questão ainda é vista com atenção em todo o planeta. Sabendo disso, a Moo, uma empresa especializada em impressão e design com sede em Londres, Inglaterra, criou um novo modelo de máscaras que ajuda não apenas na questão de saúde, mas também favorece a sustentabilidade. Isso porque a nova máscara é feita inteiramente de papel. A ideia surgiu quando a equipe da Moo constatou a necessidade de criar uma opção de uso único e mais sustentável. 

O design é inspirado na arte japonesa kirigami, uma técnica habilidosa de dobrar e cortar o papel. Isso garante que a máscara facial de papel cubra o nariz e a boca de maneira confortável e segura, ao mesmo tempo que se adapta a todos os tipos de rosto adulto. Como foi projetada para quem necessita de interações cara a cara, a Moo também garantiu que a pessoa pode ouvir perfeitamente enquanto usa a nova máscara, evitando conversas abafadas e com baixo volume. Isso devido ao fato de utilizar um design único para não atrapalhar a fala. 

mascara2

A Moo também realizou pesquisas que mostram que a máscara facial de papel é tão eficaz quanto uma máscara de plástico descartável. Dessa forma, sem comprometer a segurança. O Rochester Institute of Technology (RIT) testou-a frente a uma máscara de plástico descartável e descobriu que ambas reduziram a quantidade de gotículas expelidas em comparação a não usar nenhum tipo de cobertura facial. Os resultados da pesquisa da RIT indicam ainda níveis semelhantes de gotas vazadas para a máscara facial de papel e uma cobertura facial de plástico descartável.

Ao contrário da maioria das máscaras descartáveis, o novo modelo da Moo é feito com 100% de material reciclável, podendo também ser reutilizável em sua totalidade após o uso. Isso devido ao fato de não utilizar nenhuma cola ou elástico adicional, sendo realizada apenas de papel reciclado. Com isso, os revestimentos faciais leves e descartáveis ​​são cortados em uma única folha de papel. Além disso, todas as máscaras personalizadas são feitas, impressas e embaladas na mesma fábrica, localizada nos EUA, facilitando controle de qualidade e segurança.

mascara3

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *